quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Novo manual, gratuito, ensina a prevenir complicações do diabetes

Pelo menos 15% dos diabéticos deverão apresentar úlceras nos pés e de 14% a 24% desses terão feridas crônicas que podem levar à amputação, segundo estudo da Associação Médica Americana de Podiatria. E cerca de 50% dos que sofreram amputação correm risco de morrer em cinco anos.

Para tentar reduzir esses números, similares no Brasil, a Sociedade Brasileira de Angiologista e de Cirurgia Vascular (SBACV) distribui a partir de hoje o primeiro manual de atenção integral ao pé diabético. Com 40 páginas, os 10 mil exemplares serão entregues aos especialistas que trabalham com diabéticos, com o objetivo de ajudar no diagnóstico e na orientação precoce de problemas nos pés.

Além do livreto, a SBACV reitera junto ao Ministério da Saúde a proposta de implantação de um programa de profilaxia da doença em toda a rede pública, entregue em outubro pessoalmente ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

No manual, a SBACV explica como prevenir machucados nos pés e quais os exames necessários para diagnosticar o pé diabético. Esses pacientes podem perder a sensibilidade dos pés e, assim, a atenção ao pé deve ser redobrada. O material é todo ilustrado com imagens reais e no final há um exercício para verificar se o leigo entendeu a mensagem. O PDF do manual está disponível para consulta no site da Sociedade: http://www.sbacv.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário