domingo, 18 de dezembro de 2011

Filhos de fumantes têm mais chances de desenvolver leucemia


Crianças cujos pais fumam têm pelo menos 15% mais chances de desenvolver o tipo mais comum de câncer infantil, a leucemia linfoide aguda (ALL, na sigla em inglês), afirma um novo estudo australiano. Apesar deste tipo de leucemia ser o câncer mais comum em crianças, ela ainda é rara, afetando de três a cinco pacientes num grupo de cem mil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos.

A equipe de pesquisa, liderada pela especialista Elizabeth Milne, do Instituto Telethon de Pesquisa sobre Saúde Infantil na Austrália, pesquisou as famílias de aproximadamente 400 crianças com a doença. Eles questionaram se os dois pais tinham o hábito de fumar. Em seguida, os especialistas compararam essas famílias às de mais de 800 crianças, com a mesma idade, que não tinham leucemia. Eles descobriram que o comportamento da mãe não tinha impacto sobre o risco da criança de desenvolver câncer.

Mas as crianças cujos pais fumavam durante o tempo de concepção eram 15% mais propensas a desenvolver leucemia. Aquelas cujos pais consumiam pelo menos 20 cigarros por dia nessa época eram 44% mais propensas a terem o câncer diagnosticado.

- O hábito dos pais de fumar parece ser uma fator de risco real - disse Patricia Buffler, professora da Universidade da Califórnia, que não participou da análise. - A importância da exposição ao tabaco e do câncer infantil era negligenciada até pouco tempo.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário