segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Combate à dengue: Capacitação para agentes de endemias e agentes comunitários



Seguindo nosso trabalho de combate à dengue e atentos à possibilidade de uma epidemia no ano de 2012, as Superintendências de Assistência em Saúde e de Saúde Coletiva realizaram nesta segunda-feira  (19), no auditório Dr. Jair Araújo Júnior da Faculdade de Medicina de Campos, uma grande capacitação para os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde (ACS).

Estamos cumprindo a Lei 11.350, de 05 de outubro de 2006, que determina as competências de cada um destes profissionais no seu eixo de ação e a necessidade de trabalharem articulados. Também estamos colocando em prática o que programamos no nosso Plano de Contigência da Dengue.

Considerando que já temos 90 agentes comunitários em mais de 30 áreas estratégicas e considerando que além dos agentes de endemias, esses agentes comunitários estão em todas as casas, este treinamento se constituiu de grande importância no trabalho de prevenção e promoção de saúde contra a dengue.

O treinamento foi oferecido para cerca de 690 pessoas, divididas em 2 grupos: GRUPO A, das 14 às 17 horas, e GRUPO B: das 17h às 19h30. Discutimos os seguintes temas:


1) Situação Epidemiológica da Dengue - Dr Charbell Kury
2) Quadro Clínico da dengue - Aspectos para um ACS - Dr. Luiz José de Souza
3) Importância do combate ao Vetor - Eufrazio Lisboa (CCZ)
4) Atribuições dos ACS em conjunto com os agentes de endemias no combate à dengue - Dr. Roberto Vogel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário