quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Laptop conectado à internet sem fio afeta qualidade do esperma



Em um relatório publicado na revista "Fertility and Sterility", cientistas argentinos concluíram que laptops conectados à internet sem fio podem afetar os espermas dos homens. Eles analisaram amostras de sêmen de 29 homens saudáveis, e viram que a quantidade de espermatozoides que sobreviveram quando colocados em contato com o computador era menor do que os expostos a outras condições, sob a mesma temperatura.
Os cientistas colocaram algumas gotas do esperma em um laptop conectado à internet sem fio e, quatro horas depois, viram o estado da amostra. Um quarto dos espermatozoides havia morrido, contra apenas 14% de afetados nas amostras de sêmen expostos à mesma temperatura e longe do computador.
E 9% dos espermatozoides sofreram danos em seu DNA, três vezes mais do que os de outras amostras. O culpado? Radiação eletromagnética gerada durante a comunicação sem fio, dizem Conrado Avendano, da Nascentis Medicina Reproductiva, em Córdoba, e sua equipe:
"Nossos dados sugerem que o uso de um laptop conectado à internet sem fio e posicionado próximo aos órgãos masculinos de reprodução pode diminuir a qualidade do esperma humano", escrevem eles no relatório. "Nós não sabemos se esse efeito é provocado por todos os laptops conectados à internet sem fio ou se as condições de uso aumentam esse efeito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário