quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Saúde apresenta ações do Paaq

A Secretaria de Saúde realiza nesta quinta-feira (20) o seminário Oficinas dos Territórios da Cidadania, com a presença de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, para avaliação das ações realizadas pelo município de Campos através do Programa de Assistência a Assentamentos e Quilombolas (Paaq).

O evento, que contará com a participação de representantes de outros órgãos municipais, como Secretaria de Obras e Urbanismo e Fundação Zumbi dos Palmares, além de líderes comunitários de assentamentos agrícolas e de áreas habitadas por famílias remanescentes de quilombos, acontece das 9h às 17h, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia.

A coordenadora do Paaq, Cristina Peixoto, diz que o seminário mostrará como ocorre a democratização da saúde em Campos. “Apresentaremos as ações desenvolvidas pelo programa, segundo o perfil demográfico (número de famílias atendidas) e epidemiológico (situação de saúde e adoecimento das famílias) das áreas de assentamentos e quilombolas. Os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde vão analisar os dados e avaliar os serviços prestados, além de ouvir diretamente o povo, que estará representado através das lideranças indicadas pelas próprias famílias atendidas pelo programa”.

O Paaq, programa municipal desenvolvido através da Superintendência de Saúde Coletiva, atende moradores de 14 assentamentos e acampamentos agrícolas e de cinco comunidades quilombolas.

- Atuamos como uma Unidade Básica de Saúde móvel, levando a essas populações atendimento médico, que vai desde vacinação, consultas com clínicos gerais, pediatras, sanitaristas, cirurgiões dentistas, farmacêuticos e técnicos de enfermagem a coleta de materiais para exames, encaminhamentos para especialistas, como ortopedistas, otorrinolaringologistas, vacinação, aferição de pressão arterial, teste glicêmico, pesagem, medição de altura, de circunferência abdominal, preventivo, exame de mama, agendamento de mamografias, teste de diagnóstico precoce de Alzheimer, entre muitos outros atendimentos - informou a médica.



Por Verônica Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário