Outubro é o mês da luta contra o câncer de mama. Por isso, nesse mês, oficialmente, em todo o país vemos mais ações de conscientização sobre a doença. Em Campos, temos feito um trabalho diário de orientação junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Durante as consultas, os ginecologistas reforçam a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.
Os números justificam a existência do “Outubro Rosa - Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama”, nome oficial da ação. A American Cancer Society levantou que 1,3 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todo ano. No Brasil, a prevenção também possui dados alarmantes: apenas 17% das mulheres procuram auxílio médico quando há suspeita da doença, e cerca de 10 mil morrem por ano em decorrência do câncer de mama.
Na etapa inicial, a chance de cura é de 90%, os tratamentos de quimioterapia e radioterapia são menos agressivos ou até desnecessários e as cirurgias são menos mutiladoras. Se a doença for diagnosticada em fase tardia, a chance de cura é de apenas 30%. Infelizmente no Brasil a maioria de pacientes é diagnosticada em fase tardia.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário