quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Campos: Diagnóstico precoce para câncer de mama


Para incentivar as mulheres a fazerem esse diagnóstico precoce, realizamos, no ano passado, um Dia de Ação Integral à Saúde da Mulher. Logo logo, faremos a 2ª edição do evento. Diversos serviços são garantidos simultaneamente em cerca de 20 unidades, espalhadas pela cidade, como coleta de aproximadamente 2 mil preventivos, com diagnóstico de câncer do colo de útero; encaminhamento para realização de exame de mamografia, para mulheres acima de 40 anos; aferição da pressão arterial; teste de glicemia; orientação nutricional e orientação odontológica.


O Programa Prefeitura Presente e o Programa de Assistência aos Assentamentos, Acampamentos e Quilombolas (PAAQ) também fazem busca ativa das pacientes e estimulam a busca pelo exame.


Nenhuma mulher no município hoje tem razão para ficar sem fazer o exame de mamografia. O próprio médico deve pedir da paciente a realização da mamografia e, quando isso não ocorrer, a mesma deve pedir o encaminhamento. A secretaria municipal de Saúde está preparada para atender a demanda, que hoje é menor que a nossa oferta, graças ao aumento do número de exames.


A população pode fazer os exames de mamografia no Hospital Plantadores de Cana (HPC), Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), Santa Casa de Misericórdia de Campos, Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos e Hospital Geral de Guarus (HGG). Através do Sistema de Gestão Plena da Saúde, a marcação de alguns exames de média complexidade pode ser feita em 64 UBSs. O exame dura 15 minutos e o resultado sai em até dez dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário