As mulheres fumantes geralmente atingem a menopausa um ano antes do que as não fumantes, segundo estudo coordenado por Volodymyr Dvornyk, da Universidade de Hong Kong, a partir da análise de dados de 6 mil mulheres em Estados Unidos, Polônia, Turquia e Irã. Essa mudança da fisiologia do organismo feminino, causada pelo tabagismo, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, obesidade e mal de Alzheimer, afirmam os autores da investigação.
De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica "Menopause", as fumantes entraram na menopausa entre os 46 e 51 anos, em média. Durante essa fase, os ovários deixam de produzir óvulos. "Nossa análise traz novas evidências de que o hábito de fumar está associado, de forma significativa, com a menopausa precoce", diz Dvornyk.
Há duas teorias que indicam porque o hábito de fumar antecipa a menopausa: o tabagismo tem um efeito na forma como o corpo das mulheres produz e usa o estrogênio. E certos componentes do cigarro podem matar os óvulos.
Então, quer parar de fumar?? Procure o Centro de Saúde de Custodópolis, onde há um pólo de atendimento do Programa de Controle de Tabagismo, ou a própria sede do Programa, na Secretaria de Saúde, Rua Voluntários da Pátria, esquina com Gil de Góes. O usuário recebe tratamento através de medicamentos à base de nicotina, além de Terapia Cognitiva e Comportamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário