terça-feira, 25 de outubro de 2011

As reivindicações dos médicos do SUS....

Médicos que atendem no Sistema Único de Saúde (SUS) fazem paralisação, nesta terça-feira, dia da mobilização nacional dos profissionais da categoria por melhores condições de trabalho e contra a precariedade da assistência prestada à população. A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) estima que 85% dos médicos que atendem pelo SUS cruzado os braços em 21 estados, o que equivale a 120 mil médicos.

As reivindicações dos profissionais da saúde - que iniciaram uma mobilização nesta terça-feira - são legítimas e pertinentes. De fato, há um subfinanciamento da Saúde como um todo e todos devem estar unidos nessa causa que, se não for solucionada, poderá afetar a população em geral. Em Campos, temos tido uma atenção especial para com esses profissionais

No Rio, cerca de cem profissionais da saúde fizeram protesto nas escadarias da Assembleia Legislativa, para pedir a atenção da população e das autoridades. Entre as principais reivindicações da categoria, segundo a presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj), Márcia Rosa de Araújo, estão a convocação imediata dos aprovados em concursos públicos ainda válidos, a realização de novos concursos com salário de R$ 9.188,72 - piso defendido pela Federação Nacional dos Médicos - e um aumento da tabela de repasse do SUS aos hospitais conveniados.

- A situação é muito grave. Quando o paciente encontra o médico, não encontra o tomógrafo. Quando encontra o tomógrafo, não encontra o médico. Se a situação não mudar, isso vai piorar. Com concursos que preveem salários, em algumas prefeituras, em torno de R$ 1 mil, os médicos não vão se submeter e as peregrinações de pacientes vão aumentar - assinalou Márcia.



Diferentemente dos protestos em outros estados, onde a categoria decidiu suspender os atendimentos eletivos, no Rio não houve alteração nos serviços prestados nas unidades de saúde das redes municipal de estadual. Veja no link abaixo em quais locais ocorre a greve:



Quais medidas a Prefeitura de Campos criou para minimizar esses problemas apontados pela classe? Confira abaixo: 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário