terça-feira, 4 de outubro de 2011

Decisão 1: Anvisa baniu do mercado remédios para emagrecer

O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai recorrer contra a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de banir do mercado os remédios para emagrecer à base de anfetaminas e manter o uso dos derivados de sibutramina com restrições.


Os médicos defendem o uso dessas fórmulas como auxiliares no tratamento de pacientes com obesidade e pedem o fortalecimento de mecanismos de controle do uso de medicamentos para evitar seu uso indiscriminado.

A Anvisa baniu nesta terça-feira do mercado remédios para emagrecer à base de anfetaminas e manteve o uso dos derivados de sibutramina com restrições. O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, propôs o banimento dos inibidores de apetite anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol) no País com base em estudos internacionais que constataram baixa eficácia na perda de peso e riscos aos pacientes. Com a decisão, os anfetamínicos, usados há mais de 30 anos no Brasil, estão proibidos de serem prescritos e fabricados.


Os atuais registros serão cancelados e os estabelecimentos terão dois meses para retirá-los das prateleiras. Quanto à sibutramina, está liberado o uso desde que o paciente tenha sobrepeso significativo e não sofra problemas cardíacos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário