segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Resultado prático: Estado e prefeitos pactuam ação de prevenção

Como resultado prático do Seminário Rio Contra Dengue, onde foi lançada a campanha “10 Minutos Contra a Dengue, os municípios do estado vão somar esforços para estimular a população a investir 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

A iniciativa da campanha foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes aegypti, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005.
Os agentes de saúde dos municípios ficarão responsáveis por levar o guia “10 Minutos Contra a Dengue” à população durante visitas às casas. Este material traz orientações sobre como é preciso ficar atento a situações como calhas entupidas, caixa d’água destampada, ralos no quintal acumulando água da chuva, o pratinho embaixo do vaso, além de deixar baldes e garrafas viradas com a boca para baixo.
O guia usa linguagem simples e didática para que os moradores criem o hábito de fazer a vistoria em suas casas semanalmente dispondo apenas de 10 minutos. Além disso, em Campos, vamos reforçar as campanhas publicitárias na mídia local. Outra pactuação feita durante o Seminário diz respeito à criação de uma agenda de 37 semanas de mobilização contínua contra o mosquito transmissor.
Neste caso, é preciso reforçar que Campos mais uma vez saiu na frente e antecipou as ações, dando início a mais um mutirão contra a dengue em 9 de setembro. Outros mutirões já foram realizados este ano. Os primeiros bairros a serem contemplados nesse semestre foram a Lapa e o Pq Vicente Dias. O mutirão atenderá, ainda no mês de setembro, Travessão e Caju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário