segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lançamento da campanha “10 Minutos Contra a Dengue”

Conforme eu já havia anunciado aqui no meu blog na manhã desta segunda-feira, a Prefeitura de Campos se fez presente na abertura do Seminário “Rio Contra Dengue – 2011/2012” e lançamento da campanha “10 Minutos Contra a Dengue. O evento aconteceu hoje (19 de setembro), no Rio de Janeiro. Eu, a prefeita Rosinha Garotinho e o vice-prefeito, dr Chicão, participamos da solenidade. Os prefeitos, secretários de saúde e grupos técnicos dos 92 municípios do estado foram convocados pelo Governo do Estado para capacitação e instrução. O objetivo é conter uma possível epidemia da dengue nos próximos meses.


A Prefeita lembrou: "Estamos preocupados em combater o mosquito transmissor da dengue em Campos, visto que o município é o maior do estado do Rio de Janeiro, com cerca de 4.000 km². Está prevista uma epidemia para o verão e como é importante a conscientização das pessoas em cuidar de suas casas, evitando a ação e proliferação do mosquito. Na nossa cidade, temos o Centro de Referência da Dengue (CRD), único local no país especializado em diagnosticar e tratar pacientes com a doença. Lá, os exames são realizados e os resultados saem no mesmo dia, o que evita fatalidades", ressaltou Rosinha


Na ocasião, também estavam presentes o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Salles, o coordenador de programas do CCZ, Eufrázio Lisboa Santos, e o diretor do Centro de Referência da Dengue, Luiz José de Souza.

Já estamos fazendo um trabalho de prevenção na cidade, no entanto, precisamos unificar nossas ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti. O risco da introdução do vírus tipo 4 da dengue no estado é grande, isso significa que população está sem imunidade para esse vírus, desprotegida, vulnerável. Por isso, insisto em dizer que a população tem que atuar conosco, acabando com 95% dos criadouros do mosquito que estão nas residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário