terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia Nacional de Incentivo à Doação de órgãos


Hoje, 27 de setembro, comemoramos o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos. O tema trabalhado este ano durante a campanha é “Seja um doador de órgãos, seja um doador de vidas”. A data foi escolhida com base no cristianismo, cuja história aponta que, nesse mesmo dia, por volta dos anos 280, dois santos gêmeos, Cosme e Damião, fizeram o primeiro transplante da história. Por isso eles são considerados patronos dos transplantes.


Eles teriam operado o sacristão de uma igreja na Sicília, o qual teve uma das pernas amputadas por causa de uma gangrena.

O tempo é a questão mais preciosa do ponto de vista de quem espera por um órgão. Para atender a esse pedido e ser um doador não é preciso perder tempo: avise sua família, a quem cabe a palavra final para que a doação ocorra. Não há burocracia para doar órgão. É muito simples. Manifeste sua votade e seja um doador.

Em Campos, a captação de órgãos acontece no Centro Cirúrgico do Hospital Ferreira Machado. O Centro possui 4 salas e também será reformado, assim como outros setores da unidade hospitalar. O Centro Cirúrgico ganhará mais 1 sala equipada para captação de órgãos para transplante, colocando o município como referência regional neste tipo de procedimento.

A falta de informações adequadas sobre o processo de doação e transplante de órgãos ainda é um dos principais obstáculos para a ampliação do número de transplantes e a consequente redução da fila de espera pelo procedimento. Apesar dos religiosos terem sido elevados à categoria de santos pela Igreja Católica, todas as religiões apóiam e devem conversar sobre o assunto com seus fieis.

Além disso, é fundamental aumentar o número de notificações de morte encefálica. Todo CTI deve notificar a morte encefálica à Organização de Procura de Órgãos (OPO) que funciona em regime 24h.

ÓRGÃO NÃO DOADO É DESPERDIÇADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário