sábado, 31 de março de 2012

Mais uma participação no Programa Entrevista Coletiva





Na manhã deste sábado fiz mais uma participação no Programa Entrevista Coletica, na Rádio Diário, apresentado pelo jornalista, radialista e amigo, Carlos Cunha. Neste momento, estou concedendo entrevista à Inter TV, na sede da Secretaria de Saúde.

Na rádio, agradeci novamente e em público, à Prefeita Rosinha Garotinho, pelo carinho que ela teve para com os secretários, ao colocar uma placa com nosso nome acima da placa de inauguração do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Foi uma homenagem e tanto! Com isso, ela demonstra o respeito que ela tem pelo nosso trabalho.

Enquanto a população está se divertindo no Cepop nesses dias, nossas equipes da Secretaria de Saúde estão de prontidão para garantir um bom e imediato atendimento, caso haja alguma incidência. Como já disse aqui no blog, construimos no Cepop e unidades de saúde, além disso, levamos nossas ambulâncias para que o socorro esteja completo. Essa obra é grandiosa. Campos precisava disso. Daqui há um, dois séculos, o Cepop estará lá, de pé. Quem viver, verá!

Concurso: cartão de confirmação disponível dia 2



O cartão de confirmação de inscrição do concurso público para a Prefeitura de Campos estará disponível no endereço eletrônico da Cepuerj (www.cepuerj.uerj.br) na próxima segunda-feira (2), a partir das 14h, conforme previsto. A informação é da secretária de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard.

Ao todo, 68.979 candidatos se inscreveram para concorrer as 1.028 vagas oferecidas para os níveis médio e superior. As provas serão realizadas no dia 15 de abril. Os candidatos que se inscreveram e são oriundos de outros municípios e estados mais próximos da região metropolitana, farão as provas objetivas no Campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Alexandre Pires neste sábado no Centro de Eventos Populares

 
O mineirinho Alexandre Pires é a grande atração da festa de inauguração do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto neste sábado (31). O show acontece às 22h, no maior palco fixo público da América Latina. No repertório estão canções, como “Mineirinho”, “Mais Além”, “Sissi” e “Sai da Minha Aba”.

A programação, preparada pela Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, faz parte das comemorações dos 177 anos da elevação de Campos à categoria de cidade. A entrada é franca. 

Proposta de Garotinho representa economia de milhões para o Congresso Nacional



Clique na imagem para ampliar

União da Ilha neste sábado no Centro de Eventos Populares


A Escola de Samba União da Ilha do Governador vai abrilhantar a programação de inauguração do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto neste sábado (31), às 18h, na passarela do samba, em comemoração aos 177 anos de elevação de Campos à categoria de cidade. Com o enredo intitulado “De Londres ao Rio: Era uma vez... Uma Ilha...”, a escola vai levar o melhor do carnaval do Rio de Janeiro para os campistas. A entrada é gratuita.

De acordo com a diretora de eventos da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fabiana Pinto, cerca de 400 componentes vão participar do evento, que vai reunir mestre-sala e porta-bandeira, bateria, baianas, passistas, quatro cantores oficiais, comissão de frente, mestre de bateria e 10 alas.

Rosinha agradece ao público por comparecer a inauguração do Cepop

Foto: Rogério Azevedo


Foto: Gerson Gomes


“Vim aqui ao palco para fazer uma saudação ao grande público que deu brilho a esta festa de inauguração do Cepop. Vocês entram para a história ao comparecer em massa aqui para a inauguração do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, um espaço para o lazer e para promover a nossa cultura”. A afirmação foi feita pela  Prefeita Rosinha, num intervalo entre as apresentações dos artistas Pratas da Casa.

Antes da apresentação dos artistas de Campos, a prefeita esteve no camarim e cumprimentou os artistas e, em seguida, subiu até ao super palco do Cepop também para cumprimentar os músicos que já estavam a postos para iniciar o show, que entra para a história da cultura de Campos, por ser o primeiro em grande estilo, com a participação de 15 bandas, representadas por seus respectivos vocalistas, que abrilhantaram a programação de inauguração do espaço.

Rosinha se encanta com sucesso do Centro de Eventos Populares


Foto: Gerson Gomes e Rogério Azevedo


“O Cepop nasceu pequeno! Estou impressionada como todos os espaços projetados para 40 mil pessoas estão lotados e continua chegando muita gente!” A afirmação é da prefeita Rosinha Garotinho, ao contemplar a multidão que ocupa o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto.

Além das arquibancadas, dos camarotes, das rampas de acesso, a área de dispersão, também, teve que ser liberada para acomodar toda a multidão, que se diverte neste momento, cantando e dançando ao som do Parangolé que, literalmente, sacode o Cepop, com hits, como “Rebolation” e “Ai, se eu te Pego”, entre outros.

Mais de quarenta mil pessoas no Centro de Eventos Populares



FOTO ENVIADA PELO LEITOR DO BLOG ALAIR ALMEIDA


Foto: Rogério Azevedo



Mais de 40 mil pessoas lotam o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto neste momento, com arquibancadas e a passarela com milhares de pessoas. O clima é de muita diversão com total segurança e paz. A diversão está garantida com o cantor Léo Santana e a banda baiana Parangolé.  Músicas como  “Todo mundo gosta”, “Ai se eu te pego”, Rebolation”, Madeira de lei” levantaram o público. A programação faz parte da festa de inauguração do Centro de Eventos, em comemoração aos 177 anos de elevação de vila à cidade de Campos.

 - Estou feliz e honrado por estar nesta festa tão linda. Já estava com saudades de Campos. A Prefeita Rosinha está de parabéns por proporcionar esse momento para a população. Estamos com o repertório renovado. Queria que Salvador tivesse um espaço dessa dimensão e grandeza para a realização de grandes eventos. Espero voltar aqui mais vezes. É muito importante a cidade que valoriza a cultura. Isso aqui é Surreal. Que Deus abençoe essa cidade – completa o cantor Léo Santana.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Supervisão na UBS IPS e no Pé-Diabético







Visitei, ainda, nesta quinta-feira (29), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do IPS, uma das cinco unidades que atendem com plantão médico de 12 horas diárias. O novo modelo de atendimento funciona também nas UBSs Eldorado, Joquey, Santa Rosa e Parque Prazeres e está facilitando a vida das pessoas.

Nas UBS 12 horas, além dos serviços de ginecologia, fisioterapia e odontologia (já oferecidos), a população conta com médico generalista, das 7h às 19h. Caso o paciente não esteja com a consulta pré-agendada, mas precise de atendimento, ele será acolhido por um enfermeiro, que fará toda a triagem necessária e, se necessário, o encaminhará ao médico. As unidades fazem também a vacinação e a coleta de sangue.


Pé-Diabético





Fico feliz também quando entro na sede própria do Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, que funciona na Rua Salvador Corrêa, em frente à Capela do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora. Essa unidade funcionava em um imóvel alugado e que não dava a mesma dignidade que damos hoje aos nossos usuários.
 
A entrega dessa reforma significa qualidade de atendimento aos portadores de diabetes e sua família. Já entregamos mais de 60 obras, e a unidade do Pé-Diabético é uma das melhores unidades e o melhor, em um prédio do poder público. Os usuários dos serviços, portadores da doença vascular podem agora ter acesso a profissionais preparados em um ambiente totalmente adaptado para atendê-los.

O Centro de Referência é um dos 14 polos do Programa Municipal de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) e faz três tipos de curativos: simples, intermediário e contaminado. De acordo com a coordenadora do programa, Maria Fernanda Alvarenga, a média de atendimentos é de 110 curativos/dia.

O novo prédio, inaugurado ano passado, tem recepção, almoxarifados, Centro de Material, consultório médico, sala de assistência social, cozinha, sala de esterelização, duas salas de administração, portas alongadas para entrada de cadeiras de rodas, rampa, dois banheiros adaptados.

 O Centro oferece atendimento médico com cirurgião vascular, endocrinologista, ortopedista, clínico geral, nutricionista, podólogo, assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que são os profissionais que fazem os curativos e tratam das feridas.

 

Visita técnica no CRTCA 1 e 2

CRTCA 1






Realizei nesta quinta-feira (29), mais uma visita técnica no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA I), na rua Barão de Miracema, que reformamos este ano. Essa unidade registrou, nos dois últimos meses, um aumento de mais de 30% no atendimento. Lá oferecemos uma equipe com clínico geral, dermatologista, psiquiatra, neuropediatra, ginecologista, endocrinologista, pediatra, psicólogos, urologista, cardiologista, entre outras especialidades, além da fisioterapia respiratória e fonoaudiologia.

A obra incluiu recolocação de piso, reforma das partes hidráulica e elétrica e nova pintura. Também foram feitas pinturas decorativas, para deixar o ambiente mais acolhedor para nossos usuários.

CRTCA 2






No CRTCA 2, que funciona na Avenida 28 de Março, encontrei o fisioterapeuta Antônio Lourenço, com a pequena Natália, de 1 ano de idade, que tem síndrome de Down. De acordo com a mãe dela, Neuza da Conceição, a Natália está tendo importantes avanços e já está engatinhando, graças ao apoio que ela vem recebendo de toda a equipe da unidade. E este não é o único caso, segundo o fisioterapeuta, há crianças com outras doenças, que tinham dificuldade de andar antes do tratamento no CRTCA, e que agora já estão andando. Que maravilha! Fruto de um trabalho levado à sério e bem realizado.

O Pólo II comemorou em março dois anos de existência, após a reabertura. Durante este período foram realizados mais de 220 mil atendimentos entre consultas ambulatoriais e vacinações. A unidade possui uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, pediatra, fisioterapeuta, dermatologista, psicóloga, obstetra, fonoaudióloga, odontologista e nutricionista.

Segundo a coordenadora do CRTCA Pólo II, Sandra Maria Pedra Sá, o centro disponibiliza todos os medicamentos básicos da rede, bem como a realização de exames de sangue. Sandra pontuou também que entre os anos de 2010 e 2011 foram realizados 186 mil procedimentos de vacinas.
 
“A vacinação é o nosso carro chefe. Temos vacinas contra a hepatite B, hepatite A, tétano, febre amarela, além da BCG e a Prevenar 13, imunizando crianças com idades entre 2 e 5 anos”, comentou Sandra, esclarecendo que 48% dos teste de pezinho no município são realizados no CRTCA. “Só no primeiro bimestre deste ano realizamos 546 testes de pezinho”.

 

Com minha equipe técnica no Acampamento Cláudia e Neia, no KM 106




Nesta quinta-feira (29), estive no Acampamento Cláudia e Neia, na altura do KM 106 da BR 101, com a equipe técnica da Secretaria de Saúde, onde vivem cerca de 150 famílias, somando as famílias que vivem no Assentamento Claudinha e Neinha, ao lado do Acampamento. Nosso Programa de Assistência aos Assentamentos, Acampamentos e Quilombolas (PAAQ), que implantamos há 3 anos, já vem prestando um constante apoio a este grupo, que conta com cerca de 20 crianças e adolescentes.

No entanto, vamos levar novamente as unidades móveis da Secretaria ao Acampamento para dar sequência. Já fizemos 12 visitas ao todo no Assentamento que já existe há mais de 10 anos, e outras 4 visitas ao Acampamento que foi implantado no ano passado, a 14 Km de Serrinha.

Durante a visita, conheci um dos 20 coordenadores do Acampamento, o senhor Teobaldo dos Santos, de 67 anos, que já foi cadastrado no Programa de Combate à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia) pelos nossos profissionais (na foto abaixo com a esposa Márcia Aparecida).




"O PAAQ desenvolve ações que servem como exemplo para os Territórios da Cidadania”, como afirmou o apoiador da Superintendência Estadual de Saúde Básica da Região Norte, Renato Glória. Campos é o município pioneiro no Estado do Rio na implantação de um programa direcionado especificamente a famílias residentes em áreas de assentados agrários e remanescentes de quilombos.




  
O Programa garante o acesso destas populações, que normalmente residem em regiões mais longínquas da rede de assistência em todos os seus níveis, seja na prevenção de doenças ou na promoção e recuperação da saúde. Funcionando como uma Unidade Básica de Saúde volante e ainda levando outros tipos de serviços, como assistência social e controle de zoonoses, o PAAQ atende 987 famílias, 774 de assentamentos e 213 de comunidades quilombolas.




No ano passado, fizemos mais de 4 mil consultas médicas e de enfermagem, mais de 1.190 atendimentos odontológicos, mais de 80 consultas especializadas, mais de 40 mil medicamentos entregues, mais de 500 exames, incluindo eletrocardiogramas e mamografias, e diversos outros serviços, como vacinação e inclusão no Bolsa Família. É um exemplo de programa!


Campos ganha o maior palco fixo da América Latina



O Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, inaugurado pela Prefeita Rosinha Garotinho, na noite desta quarta-feira (28), tem o maior palco fixo público da América Latina. O espaço foi construído com a estrutura necessária para a realização de grandes manifestações artísticas e eventos culturais, como carnaval, shows e desfiles cívicos. As arquibancadas têm capacidade para 15 mil pessoas sentadas. Para os shows, a capacidade é de 40 mil pessoas.

Construído dentro das normas de acessibilidade, o Centro de Eventos Populares conta com camarins, banheiros, estacionamento para 520 veículos, subestação de energia, estação de tratamento de esgoto, castelo d’água, centro médico, segurança interna com câmeras de monitoramento, sinal de internet Wi-Fi, além de toda a estrutura de tecnologia, como catracas.

- Foram instaladas 16 catracas, sendo quatro para cadeirantes, nas entradas A e B. Nos shows e eventos serão utilizados cartões magnéticos para a entrada no Centro de Eventos Populares. O sinal Wi-Fi permite o acesso à internet nos camarotes, camarins, comissão julgadora e arquibancadas - informou o diretor de Tecnologia do Centro de Informação e Dados de Campos (Cidac), Robson Cola.

Saúde pronta para atendimento no Centro de Eventos Populares


 
 
A Secretaria de Saúde garantiu a estrutura de atendimento para o público que prestigiou o desfile cívico e o show de Gustavo Lima, ontem, marcando a inauguração do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, no aniversário da cidade de Campos. O Centro conta com três unidades fixas de saúde, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Uma das quatro ambulâncias do programa Emergência em Casa que foram apresentadas no desfile, ficou no local, para casos de urgência. 

Também levamos mais seis ambulâncias que ficaram posicionadas em pontos estratégicos, durante todo o desfile. Outras seis equipes ficaram de prontidão nas arquibancadas, com macas para socorro imediato das pessoas que assistiram ao evento.


Rosinha inaugura Centro de Eventos Populares






Fotos: Gerson Gomes
A prefeita Rosinha Garotinho inaugurou na noite desta quarta-feira (28), o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), acompanhada do vice-prefeito, Doutor Chicão e dos secretários da administração municipal. Em seu discurso, ela afirmou que desenvolvimento não é somente econômico, mas cultural também e disse que a estrutura é um marco na história do município e do país. Rosinha agradeceu a todos que, como ela, apostaram e acreditaram no Centro de Eventos e a quem trabalhou na obra.

- O Cepop é uma semente que vai dar muitos frutos para nossa população. Será um marco cultural gigantesco, não só na história da nossa cidade, mas do país. O Brasil já sabe que estamos inaugurando o Cepop hoje. Desenvolvimento não é só econômico, mas cultural também. Agradeço a todos aqueles que, assim como eu, acreditaram e apostaram no Centro de Eventos Populares, em especial a quem trabalhou na obra. Meu foco é fazer Campos crescer e oferecer qualidade de vida atoda a nossa população -, destacou Rosinha.

O vice-prefeito, Doutor Chicão, disse que Campos se sente privilegiada, pois após 177 anos está sendo entregue um espaço que é para toda a região. O primeiro a discursar foi o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares. Ele frisou que o Cepop é uma estrutura onde os carnavalescos de Campos poderão apresentar seu trabalho com dignidade. Ele também destacou que o Centro de Eventos não servirá somente a Campos e, sim, toda a região será beneficiada.

Gusttavo Lima: toda cidade deveria ter estrutura igual a essa



O cantor Gustavo Lima foi o primeiro artista a se apresentar no maior palco público fixo da América Latina, montado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), inaugurado pela Prefeita Rosinha Garotinho na noite desta quarta-feira (28). Ele se empolgou e rasgou elogios a estrutura com potencial de receber, até mesmo, atrações internacionais. Na coletiva à imprensa, o sertanejo chegou a afirmar que todas as cidades brasileiras deveriam ter uma estrutura como a do Cepop.

- É uma das melhores estruturas em que já fiz um show. Todas as cidades do nosso país deveriam ter uma estrutura desse nível. Acho que todos os governantes poderiam fazer o mesmo. Campos está de parabéns - elogiou o cantor, que está em seu segundo CD e tem se apresentado em outros países como Estados Unidos. Na sua lotada agenda há uma apresentação marcada para a França.

Prefeita Rosinha Garotinho inaugura ETE Paraíba



“Com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Paraíba), Campos é a segunda cidade do Estado do Rio de Janeiro que mais investe em saneamento básico, perdendo apenas para Niterói”. A declaração foi feita pela Prefeita Rosinha Garotinho nesta quinta-feira (29), durante a inauguração da ETE Paraíba, no Matadouro.

O município passa a ter 80% do esgoto coletado e destes, 100% tratados, o que representa mais de três vezes a média nacional. A nova estação vai beneficiar e processar os efluentes coletados em dezenas de bairros da cidade, além de aperfeiçoar o tratamento de esgoto produzido por outros pontos do município.

Campos possui hoje, seis ETEs em funcionamento. Três delas foram inauguradas pela Prefeita Rosinha Garotinho: as do Parque Imperial, Donana e Paraíba. “Estamos ampliando a rede de esgoto, com a construção dos conjuntos habitacionais do Programa Morar Feliz; reformando ruas em bairros contemplados pelo Programa Bairro Legal, fora as intervenções em outros pontos da cidade, fazendo com que a nossa cidade seja mais saneada e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, ressalta Rosinha.

Mais de 60 mil inscritos no concurso da Prefeitura

A Prefeitura de Campos divulgou nesta terça-feira (27) o número de inscritos no concurso público, que teve as inscrições encerradas no dia 22. Serão 68.979 concorrentes as 1.028 vagas. Está previsto para esta quarta-feira (28), que o Centro de Produção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Cepuerj) envie à prefeitura o relatório de quantos inscritos por municípios e estados.

A secretária de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard, explicou que o cartão de confirmação de inscrição estará disponível no endereço eletrônico da Cepuerj (www.cepuerj.uerj.br) na próxima segunda-feira (2), a partir das 14h, conforme previsto.

Estação PSE: mais de 15 mil consultas odontológicas


 
O Estação PSE, um projeto do Programa Saúde na Escola, realizou 15.422 consultas odontológicas no ano passado. Em 18 meses foram realizadas 22.747 consultas nas escolas municipais. Nesta quinta-feira (29) e na sexta-feira (30), a equipe estará no Ciep Maestro Villa-Lobos.

O projeto beneficia estudantes da rede pública com atendimentos de reparações com resina e iononero de vidro, extrações, selantes, raspagem, profilaxia e aplicação de flúor. A coordenadora das unidades móveis, Helena Lopes, informou que os atendimentos são feitos para alunos do 1° ano ao 9° ano.

- São três unidades móveis para cada serviço: uma de odontologia, com 60 atendimentos; e as outras, para audiometria e oftalmologia, ambas com 40 atendimentos. Nos ônibus também são feitos testes de acuidade visual, podendo chegar a 100 por dia - ressalta a coordenadora.

Balcão de Empregos: 969 vagas para diversas áreas

O Balcão de Emprego Municipal está oferecendo 969 oportunidades de empregos com carteira assinada, nesta quinta-feira (29). As vagas são para diversas áreas e para vários níveis escolares, como ajudante de cozinha (3), auxiliar de cozinha (2), governanta de hotel (1), instrutor de inglês (14), motorista (152), operador de call center (300), cobrador de ônibus (40), técnicos em informática (3), eletricista (31), entre outras.

Os interessados devem comparecer ao Balcão de Emprego, na Avenida 28 de Março, 533, esquina com Beira-Valão, das 8h às 18h, levando CPF, carteira de identidade, currículo e comprovante de escolaridade. Clique aqui e veja todas as vagas.

 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Nossas unidades de saúde em Ribeiro do Amaro, Terra Prometida, Santa Ana e Campelo

UBS Terra Prometida


 


Dando sequencia às visitas técnicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estive nesta quarta-feira (28), em nossas unidades da Terra Prometida, Ribeiro de Amaro, Campelo e Santa Ana.   Por onde ando, tenho ouvido as pessoas elogiando e parabenizando as ações implantadas pelo governo Rosinha Garotinho.
A fisioterapeuta da Terra Prometida, por exemplo, Gezelle Milholi, lembrou que a unidade recebeu muitas melhorias: “O posto foi reformado, ampliado, recebeu grades, etc. Ficou bem melhor”. A UBS está recebendo os últimos detalhes, como é possível ver nas fotos acima.

UBS Ribeiro do Amaro






Em Ribeiro do Amaro, assim como tenho feito nas outras unidades por onde tenho passado, reuni os funcionários para agradecer o bom trabalho que vêm fazendo e o bom atendimento que têm prestado à nossa população. Profissionais de todas as UBSs estão sendo chamados na sede da Secretaria de Saúde para um treinamento no qual estão sendo capacitados para cadastrarem o Cartão Nacional do SUS na própria UBS, direto do site do Ministério da Saúde.

Dessa forma, a UBS gera o número do Cartão imediatamente, o que garante a continuidade do atendimento e a rapidez, já que, por determinação do governo federal, todas as unidades hospitalares ou básicas do país devem solicitar o número. Antes, as UBSs apenas preenchiam o formulário e o enviavam pra nossa sede, que era responsável por cadastrar no sistema do Ministério da Saúde.

De acordo com a agente comunitária de Ribeiro do Amaro, Fernanda Mota, há cerca de mil pessoas naquela localidade, o que representa cerca de 170 famílias, das quais 141 já estão cadastradas, sendo 4 pessoas acamadas até o momento. É com que esses acamados que quero trabalhar mais de perto nos próximos meses. Vou visitar um por um, entrar nas casas deles, levar os medicamentos necessários, pois estou muito sensibilizado com o trabalho desses agentes e com o cenário que eles têm encontrado.


UBS Campelo





Nossa UBS de Campelo beneficia cerca de 546 famílias que moram nas áreas compreendidas entre os Assentamentos Zumbi 1 e 5. O Assentamento Zumbi 1 tem início nas imediações da Usina São João  e o Zumbi 5 pertence a São Francisco do Itabapoana, mas as pessoas que moram lá buscam atendimento em Campelo, como explicou a presidente da Associação de Moradores e Produtores, Viviane Souza.

Ainda segundo Viviane, a prefeitura de Campos vem dando todo apoio aos moradores dessa região. "O que nos interessa aqui é o incentivo à agricultura e isso a prefeitura está dando. Rosinha colocou trator aqui", afirmou. Quanto ao posto de saúde, ela acrescentou: "O posto foi reformado e ampliado. Está bem melhor agora", disse.


UBS Santa Ana