segunda-feira, 4 de junho de 2012

Secretário de Saúde alerta para sorotipo 4 da dengue em Campos


O secretário de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio, convocou uma coletiva na tarde desta segunda-feira (4), para informar que o sorotipo 4 da dengue entrou em circulação em Campos na última sexta-feira (1°). Os cinco casos foram confirmados por laboratório no mesmo dia em que os pacientes apresentaram os sintomas da doença e foram encaminhados ao Centro de Referência da Dengue (CRD) para exames.

Dos casos, apenas um foi importado, do Rio de Janeiro. Ainda na sexta-feira, definidos os locais de residência dos pacientes, a Secretaria de Saúde acionou o Centro de Controle de Zoonoses (CZZ), que já iniciou o bloqueio do vetor em Goitacazes, Alphaville, Turf Club, Jockey II e também em Baixa Grande, onde mora o paciente que adquiriu a dengue na capital.

De acordo com o secretário, a situação já era esperada, visto que casos do tipo 4 se espalharam pelo Rio, que vive uma epidemia de dengue. Inclusive, no dia 14 do mês passado, Venâncio anunciou um mutirão para dia 17 próximo.

- Campos está estruturado para lidar com esses casos, pois há um trabalho integrado  para atender os pacientes nas Unidades Básicas de Saúde e encaminhar, se necessário, para o CRD. Contamos com o apoio dos veículos de Comunicação para alertar a população, a fim que cada pessoa intensifique a vistoria em suas casas, para retirar objetos que acumulem água e possam servir de criadouros do mosquito transmissor e, também, orientar que, surgindo sintomas de dengue, independente que seja do tipo 1 ou 4, o mais importante é o diagnóstico precoce e, assim, as pessoas devem buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde, para ser imediatamente hidratada - falou Venâncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário