segunda-feira, 11 de junho de 2012

Exame de tomografia computadorizada em crianças triplica risco de câncer



Um novo estudo realizado no Reino Unido sugere que a realização de tomografias computadorizadas durante a infância pode triplicar o risco de desenvolver câncer no cérebro e leucemia. Mas os médicos, que publicaram a pesquisa na “Lancet”, destacaram que os benefícios do exame superam seus riscos.

Uma equipe da Universidade de Newcastle examinou registros médicos de quase 180 mil pacientes jovens do sistema de saúde pública do Reino Unido. Eles disseram que o estudo esclareceu o fato de que as tomografias só devem ser usadas quando necessário e que formas de reduzir sua radiação devem ser incrementadas, destaca reportagem publicada pela BBC.

Durante um exame de tomografia computadorizada, um tubo de raio-X gira em torno do corpo do paciente para produzir imagens detalhadas dos órgãos internos e outras partes do corpo. No primeiro estudo de longo prazo deste tipo, os pesquisadores observaram os registros de pacientes com menos de 21 anos que realizaram tomografias em vários hospitais britânicos entre 1985 e 2002.

Eles examinaram dados de casos de câncer e mortes até 2009. Câncer no cérebro e leucemia são doenças raras. O estudo estimou que o maior risco se traduziu em um caso extra de leucemia e um extra de tumor no cérebro em 10 mil tomografias na região da cabeça em crianças com idade abaixo dos dez anos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário