segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ronda Escolar de março registra mais de mil visitas

Foto: Antonio Leudo

 
O Projeto Ronda Escolar, criado pela Guarda Civil Municipal em maio de 2009, registrou somente no mês de março deste ano, 1.034 atendimentos entre os estabelecimentos de ensino do município. O grupamento especializado faz um trabalho preventivo de interação entre o corpo docente e pessoal de apoio de cada escola, além de alunos e comunidades circunvizinhas. Como suporte, algumas instituições, como o Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e Polícia Militar, fazem uma ação conjunta com o Ronda Escolar, permitindo a redução de envolvimento desses alunos em situações como violência, infrações no trânsito, drogas e outras situações.
                    
A logística do projeto permite que haja maior agilidade nas ações de intervenção e patrulhamento. Sendo assim, divididos em quatro setores que fazem a cobertura de todo o município entre Baixada, zonas urbana e rural, o efetivo faz além do trabalho de policiamento ostensivo, um elo de ligação entre a unidades escolares e órgãos ligados ao público alvo. Devido à proximidade com as comunidades onde estão alojadas algumas unidades escolares, o acesso torna-se rápido, girando em torno de, no máximo, oito minutos, o que fomenta a confiabilidade do projeto em sua eficácia.
                  
Na cidade são 63 escolas cadastradas e atendidas, enquanto o grupamento da Região Norte cobre 19 escolas que ficam entre os distritos de Travessão e Santo Eduardo. Na Região Sul, que reúne estabelecimentos de ensino no trecho compreendido entre Ururaí e Serrinha, são 15 escolas a receberem o amparo do Ronda.Na Baixada Campista, fechando o leque de abrangência do projeto, são mais 37 unidades, reunindo escolas das redes municipal, estadual e Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), municipalizados. Para as novas unidades interessadas em aderir ao Ronda, um ofício deve ser encaminhado à Guarda Civil Municipal, solicitando a presença do efetivo.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário