segunda-feira, 14 de maio de 2012

Grávidas fazem esporte para uma gestação saudável




Há grávidas que só se lembram dos exercícios físicos quando se dão conta das mudanças no corpo — sobretudo as de peso. Mas há outras, filhas da geração saúde dos anos 80, que já malhavam e fazem questão de manter a rotina de atleta na gestação, claro que com as adaptações próprias para uma futura mamãe.

De uma linhagem campeã de vôlei, Carolina Solberg, filha de Isabel, está no sexto mês de gravidez de seu primeiro filho (ou filha, ela faz questão de não saber). Ela mantém a rotina de treinos, agora na companhia da mãe, por uma hora todos os dias da semana. Nada de boladas como as que costumava defender nos torneios em que participava. Mas Carolina não se poupa dos saltos, das defesas e das cortadas. Até agora, o resultado tem sido uma gravidez sem qualquer problema.

— Tenho ficado mais cansada nos treinos, por isso pego mais leve. Meu médico não fez restrições e ainda não penso na hora em que vou parar. Claro que não vou saltar de barriga para fazer uma defesa, mas me sinto bem jogando — diz Carolina que, além de tudo, ainda corre na academia duas vezes por semana.

Carolina, como Isabel chama a filha na areia de Ipanema, é uma jovem atleta profissional de 24 anos e, segundo obstetras, não há contraindicação em continuar a rotina de exercícios. Vera Fonseca, presidente Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia do Rio, diz que, para quem já se exercitava, a única grande mudança deve ser de objetivos. Gravidez não é época para perder peso ou ficar com músculos definidos, mas para fazer a manutenção da saúde.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário