segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dentinho Saudável dissemina saúde bucal no município


Fotos: Rogério Azevedo


Na área da saúde, o Brasil é conhecido como um país em que há grande quantidade de profissionais que trabalham como cirurgiões dentistas e, em contrapartida, com maior número de crianças com cáries. Os números apontam um dado contraditório, que pode ser explicado pelo fato dos dentistas migrarem para os grandes centros e não haver o cuidado com a saúde bucal das crianças. Em Campos, este dado é combatido através do projeto da secretaria Municipal de Saúde, Dentinho Saudável, onde cerca de 20 dentistas e técnicos da saúde bucal visitam todas as escolas da rede para ensinar os conceitos básicos da saúde bucal.

O projeto Dentinho Saudável existe deste 2008 e já atendeu mais de 100 mil crianças da rede. Por mês, a média é de 15 visitações, onde a cada faixa etária é ensinado de forma lúdica e prática, a forma correta de escovação dos dentes e fluoretação (aplicação de flúor). Para as crianças menores, são apresentadas histórias com fantoches e para crianças de maior faixa etária, é dada uma palestra. As crianças também recebem as escovas dentais e a cada três meses, os profissionais voltam às escolas para fazer a reposição das escovas.

Segundo as dentistas Flávia Madeira e Adriana Coelho, que atuam no projeto, o trabalho é feito para a formação de multiplicadores da prevenção e promoção da saúde bucal. Elas informam, ainda, que as práticas são supervisionadas e orientadas pelos profissionais presentes e a linguagem utilizada é de acordo com a faixa etária de cada aluno. As atividades do projeto também podem ser acompanhadas através das redes sociais e do blog clubedodentinhosaudavel.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário