sexta-feira, 13 de abril de 2012

Trabalhar no turno da noite eleva propensão a diabetes e obesidade


Uma nova pesquisa reforça o alerta sobre os riscos para a saúde do sono desregrado. Médicos acompanharam trabalhadores por turnos que dormem pouco e em diferentes horários e descobriram que este comportamento eleva os riscos de desenvolver diabetes tipo 2 e obesidade.

Especialistas do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos, monitoraram os hábitos de vida de 21 pessoas, incluindo o que comiam e as horas de sono. Os resultados, publicados na revista “Science Translational Medicine”, mostraram que alterações do sono se traduzem numa luta do organismo para controlar os níveis de açúcar. Alguns participantes, inclusive, desenvolveram sintomas precoces de diabetes, dentro de poucas semanas.

O trabalho por turnos tem sido associado a uma série de problemas de saúde, inclusive com impactos econômicos. Os voluntários começaram o estudo com dez horas de sono por noite, quantidade considerada adequada. Em seguida, ao longo de três semanas, eles começaram a descansar durante cinco ou seis horas, e podiam dormir em qualquer horário, mais de uma vez por dia. Com isso, alteraram seu relógio biológico e simularam o comportamento de um trabalhador por turnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário