quarta-feira, 18 de abril de 2012

Saúde orienta usuários sobre medicamentos de baixa validade

A Secretaria de Saúde está alertando os usuários da Farmácia Municipal quanto aos medicamentos de baixa validade (termo técnico para remédios com validade próxima do vencimento). Por lei, medicamentos dentro da validade de consumo não podem deixar de ser entregues, mas o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) tem verificado que vários usuários retiram medicamentos da Farmácia e não seguem a orientação médica quanto à posologia (quantidade diária do remédio a ser consumida).

- Muitas vezes verificamos que a prescrição é para o paciente usar o medicamento por um período específico, tantas vezes por dia, e ele acaba não tomando a quantidade ou a dosagem prescrita, ficando com o remédio além do prazo indicado para o uso e já com a validade vencida - explica a coordenadora do DAF, Bruna Araújo.

Conforme a coordenadora, em cada receita vem a indicação do medicamento, com a posologia e o tempo em que o remédio deve ser usado. “Por exemplo, o médico prescreve três comprimidos de Codex diariamente, por um mês. O usuário apresenta a receita e recebe sete caixas de Codex, pois cada caixa vem com 12 comprimidos. Quando o paciente retirou o medicamento da farmácia, ele tinha mais três meses de validade. Aí, o paciente, ao invés de tomar três comprimidos/dia, toma um ou não toma o remédio todos os dias. Vai expirar o prazo de validade e o paciente vai ter em casa um medicamento vencido”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário