segunda-feira, 23 de abril de 2012

Equipe faz mapeamento de áreas de risco nos distritos de Campos


Dando prosseguimento aos trabalhos de mapeamento de áreas de risco iminente a escorregamentos, nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense, uma equipe do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) esteve em Campos, para, com apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Defesa Civil, vistoriar oito pontos no município.

O objetivo do trabalho é reunir dados sobre as áreas de risco em um relatório que será entregue a cada um dos 91 municípios fluminenses, dotados de informações. Assim, os governos municipais poderão elaborar projetos e viabilizar recursos junto ao governo federal, através dos Ministérios de Integração Nacional e das Cidades, para a promoção de ações que evitem tragédias, como as causadas pelos desastres naturais ocorridos na Região Serrana, em 2011. A expectativa é que a Defesa Civil de Campos receba o relatório até julho.

- No documento vão constar informações detalhadas das áreas, inclusive, com as coordenadas de GPS, apontando os locais vulneráveis a deslizamentos e enxurradas, com o intuito de orientar os trabalhos preventivos a serem realizados. O Estado só fornecerá as informações e, de posse do documento, é que vamos elaborar estratégias para a remoção dos moradores ou contenção das encostas – informa o subsecretário municipal de Defesa Civil, Edison Pessanha. 

Os pontos visitados pelo DRM-RJ estão situados nos distritos de Morro do Coco, Santo Eduardo, Ibitióca, Lagoa de Cima, Rio Preto, Serrinha e Serra do Imbé. O trabalho foi realizado nos dias 10 e 11 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário