terça-feira, 17 de abril de 2012

Jovens executivos são menos estressados e se cuidam mais

Cinquenta por cento dos executivos estão estressados, e as mulheres cada vez mais contribuem para engrossar estas estatísticas. Mas os jovens que chegam a gestores estão menos suscetíveis ao problema, porque se cuidam mais. Foi o que mostrou uma pesquisa da clínica carioca Vita Check-Up, que atende sobretudo executivos, a partir da análise dos dados de mais de sete mil exames.

— Os jovens já chegam ao mercado de trabalho mais preocupados em se alimentar bem, fazer exercícios, reservar tempo para a família — observa Márcia Merquior, psicóloga da Vita Check-Up. — Isso acontece porque a cultura de qualidade de vida vem se fortalecendo. Os executivos com idades entre 30 e 35 anos levam uma vida razoalmente saudável, são o retrato desta mudança.

Para chegar ao resultado, a equipe da Vita Check-Up examinou mais de sete mil exames feitos ao longo de 11 anos. Além de avaliações físicas típicas de um check up, como teste de esforço e exames de imagens, todos os profissionais passaram por sessões com um psicólogo, em que eram avaliados quanto ao seu nível de estresse emocional numa escala de 0 a 4, padrão estabelecido pela psicóloga Marilda Lipp, fundadora do Centro Psicológico de Controle do Stress, na Universidade de Campinas.

— Nessa avaliação psicológica, fazemos perguntas a respeito de temas como relacionamento com o trabalho, insônia, exercício, alimentação, tempo de descanso, família, namoro, doenças na família e preocupação com os pais idosos — explica Márcia.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário