quinta-feira, 26 de abril de 2012

Estudo vai avaliar estado de saúde dos adolescentes brasileiros



O estilo de vida no Brasil está mudando e, com ele, os números de males como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares na população estão crescendo, consequência dos maus hábitos alimentares e da grande proporção do sedentarismo. Para entender qual a influência desses comportamentos, entre outros, no estado de saúde dos adolescentes, começa nesta quarta-feira uma das maiores avaliações desta faixa etária no país, o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica).

Encomendado pelo Ministério da Saúde, o Erica vai visitar escolas de todas as regiões, pesquisando um total de 75 mil jovens.

- O objetivo é conhecer quantos adolescentes têm problemas considerados fatores de risco de doenças cardiovasculares e orientar políticas de atenção a esta faixa etária. Poderemos avaliar a melhor forma de intervir: incentivar a prática de atividade física? Melhorar a alimentação? - explica Kátia Bloch, pesquisadora da UFRJ e coordenadora executiva do projeto.

O projeto envolve especialistas de 23 instituições de pesquisa, universidades e hospitais. Eles vão examinar e aplicar questionários a alunos de 12 a 17 anos, começando pelos cariocas.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário