segunda-feira, 9 de abril de 2012

Campos é exemplo no combate à dengue!



Em 2009, Campos se tornou o primeiro município do Brasil a ter uma Sala de Situação da Dengue, com um sistema de georeferenciamento que permite monitorar, em tempo real, todos os casos notificados da doença e a incidência do vetor, o mosquito Aedes Aegypti, por bairros. Com o prontuário eletrônico da dengue, foram unificados os dados da Vigilância Epidemiológica, do Centro de Referência da Dengue (CRD) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o que permitiu um bloqueio epidemiológico e a consenqüente redução dos índices da doença nos últimos anos.        

Com os dados sempre atualizados, é possível disparar ações de combate à dengue nos bairros com números mais altos de casos e de infestação do mosquito transmissor. Como exemplo, o número de casos doença caiu significativamente, comparando os dois primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2011.

Profissionais da Saúde (médicos, enfermeiros, técnicos) são sempre atualizados no assunto, através de capacitações. A medida melhora a assistência, pois a dengue é diagnostica precocemente e o paciente recebe de imediato o tratamento indicado para o caso. A taxa de letalidade da dengue em Campos é uma das mais baixas do pais: 1,2% - no Rio, a taxa é de 5%, enquanto o índice aceitável, conforme a Organização Mundial de Saúde é de até 2%.


Sempre disse que saúde é coisa séria e foi com esse pensamento que atuei nesses 3 últimos anos à frente da Secretaria Municipal de Saúde, e não apenas na Semana Mundial da Saúde. Com certeza, por essa razão, ajudamos a poupar muitas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário