sábado, 21 de abril de 2012

Câmara Técnica da Saúde Mulher discute câncer ginecológico



A primeira reunião da Câmara Técnica da Saúde da Mulher foi realizada nesta quinta-feira (19), com análises do tema e discussões sobre ações a serem desenvolvidas pelos integrantes da comissão por quase três horas. Conforme o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, a comissão começou a traçar um roteiro de atividades.

- Abordando os apontamentos contidos no Índice de Desempenho do SUS (IdSUS) relacionados à saúde da mulher, estes profissionais, de notório saber na área, focaram a discussão no câncer ginecológico ante uma preocupação esboçada pela Secretaria de Saúde de Campos com o aumento da incidência de certos tipos de cânceres, especialmente o de mama e o de colo de útero - disse Venâncio.

O secretário, que já havia expressado a preocupação com o fato de Campos, sendo um município bastante populoso, ter o câncer como segunda causa de morte, superando as causas externas (homicídios e acidentes de trânsito), que aparecem em terceiro lugar. A primeira causa de morte ainda é a relacionada a acidentes cardiovasculares. “Mas, quando falamos de câncer ginecológico, percebemos que as mulheres não estão conscientes da importância dos exames preventivos. Isso é algo que temos de reverter com medidas que nos podem ser apontadas pela Câmara Técnica da Saúde da Mulher”, ressaltou o secretário.

Participaram da reunião, o cirurgião mastologista Jair Araújo Júnior, o médico obstetra e professor da disciplina de Obstetrícia, da Faculdade de Medicina de Campos, Luiz Felipe Rabello e Silva; a diretora de Programas Especiais de Campos, Cândida Medeiros Ribeiro Barcelos; o subsecretário de Saúde, Roberto Vogel (substituindo o superintendente de Saúde Coletiva Charbell Kury) e a assistente social do Centro de Referência da Mulher, Maria de Fátima Gomes Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário