quarta-feira, 18 de abril de 2012

Aniversário do nosso líder Anthony Garotinho hoje



Ontem, comemoramos o aniversário do nosso amigo e vice-prefeito, Dr Chicão, como disse aqui no blog. Hoje, é a vez do nosso líder maior, o deputado federal, Anthony Garotinho, que também é presidente estadual do Partido da República. Garotinho é um guerreiro e, sem dúvida nenhuma, fez história na política de Campos e na política nacional.

Um nacionalista, trabalhista e popular. É assim que Garotinho mesmo se define. Um homem apaixonado pelo Brasil e pelo nosso povo. Por isso, temos orgulho de pertencer ao grupo político dele. Parabéns, Garotinho!

Confira comigo um pouco da história dele:

Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira nasceu em Campos dos Goytacazes, maior cidade do interior fluminense, situada ao Norte do Estado do Rio de Janeiro, no dia 18 de abril de 1960. Família de origem modesta, seus pais são Hélio Montezano de Oliveira, falecido quando Garotinho ainda era jovem, e Samira Matheus de Oliveira. Tem 3 irmãos. É casado com Rosinha Garotinho, com quem tem 9 filhos, 4 biológicos e 5 adotivos.

Começou muito cedo, aos 15 anos, a trabalhar no rádio e a fazer política, duas grandes paixões de sua vida. No rádio conheceu de perto o sofrimento dos bóias-frias, cortadores de cana, dos operários de usinas de açúcar, do povo mais humilde da periferia e resolveu defendê-los. Por isso, passou a ser perseguido pelos usineiros e seus representantes políticos.Garotinho foi proibido de trabalhar nas emissoras de rádio de sua cidade e a alternativa foi fazer um programa de rádio ambulante, em cima de um caminhão. Mas, a prefeitura dominada pelos poderosos, também proibiu.

Sua primeira militância política foi no PCB (Partido Comunista Brasileiro), ainda na clandestinidade. Foi nas reuniões do partido que tornou-se um leitor apaixonado. Hoje, reúne cerca de 10 mil livros no Centro Cultural que leva seu nome, onde também estão guardados diplomas, prêmios e títulos, entre eles o de Melhor Prefeito do Brasil.

Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, onde ficou até 1983, quando, a convite de Adão Pereira Nunes, ingressou no PDT (Partido Democrático Trabalhista). Foi na convivência com Leonel Brizola que Garotinho se apaixonou pelo trabalhismo, ou como ele gosta de chamar, "socialismo brasileiro". Pela legenda trabalhista, Garotinho foi eleito Deputado Estadual (1986), Prefeito de Campos duas vezes (1988 e 1996) e Governador do Estado do Rio (1998).

Em 2002, após deixar o Governo do Estado do Rio com aprovação recorde de 88%, Garotinho concorreu à Presidência da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ficando na terceira colocação com quase 19% dos votos do Brasil, ou seja, mais de 15 milhões de eleitores. Neste mesmo ano, sua esposa Rosinha Garotinho foi eleita Governadora do Estado do Rio de Janeiro no primeiro turno. 
 
Garotinho foi pioneiro na criação de programas sociais e de políticas voltadas para a proteção da criança e dos idosos e de garantia dos direitos sociais. Foi o primeiro político brasileiro a implantar cotas para negros e pobres nas universidades públicas. Ele também é autor de livros de poesias, administração pública, religião e já compôs dezenas de músicas e peças teatrais.

Com vocação para liderar, ele lançou as principais lideranças políticas e administrativas que atuam hoje nas cidades do Estado do Rio de Janeiro. É um formador de quadros e tem promovido a renovação permanente da política. Trabalha como radialista desde os 15 anos, tendo sido locutor de futebol e corrida de cavalos. Apresentou programas de debates, entretenimento popular e religiosos, sendo o Palavra de Paz o primeiro em audiência dentre todas as emissoras do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário