quinta-feira, 1 de março de 2012

Nova vacina contra tuberculose será testada em humanos



Cerca de dez mil doses de uma nova vacina contra tuberculose, doença que atinge um terço da população do planeta, serão aplicadas em humanos, segundo o jornal espanhol “El país”. Responsável pelo desenvolvimento do imunizante, a equipe do médico Carlos Martin, especialista em microbiologia da Universidade de Zaragoza, só espera as autorizações necessárias das autoridades sanitárias para iniciar os estudos que poderão comprovar a segurança e a eficácia da vacina. E o sinal verde deve sair ainda este ano.



O ensaio clínico começará com 36 pacientes saudáveis, e terá o objetivo de avaliar a segurança do novo imunizante. A única vacina contra a tuberculose em circulação atualmente, a BCG (que usa o bacilo de Calmette-Gérin), foi criada em 1920 e tem se mostrado incapaz de conter a bactéria Mycobacterum tuberculosis, causadora da doença: a cada ano, ela mata cerca de dois milhões de pessoas.

Os esforços feitos para encontrar uma nova alternativa até agora se concentravam no aperfeiçoamento da BCG. A equipe de Carlos Martin, que há 20 anos trabalha neste projeto, partiu de outra premissa: atenuou a virulência da bactéria causadora da tuberculose, por meio de duas alterações genéticas, e batizou sua vacina de MTBVAC.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário