terça-feira, 20 de março de 2012

Funcionários do HGG em treinamento contra acidentes biológicos



Durante esta semana, está sendo realizado no auditório multimídia do Hospital Geral de Guarus (HGG), um treinamento sobre acidentes biológicos, protocolo e fluxo de acompanhamento, aberto aos funcionários e, principalmente, enfermeiros. O evento prossegue até o próximo domingo (25) e as aulas são ministradas pelo infectologista Rodrigo Carneiro, coordenador do Núcleo de Vigilância e Controle de Infecção Hospitalar da unidade de saúde.

“É muito importante, fundamental a participação de cada profissional nesse treinamento”, destacou o médico. O objetivo do treinamento é o de prevenir ou minimizar os riscos para profissionais de saúde que trabalham com materiais biológicos. As fontes de contágio de doenças infecciosas no ambiente hospitalar são sangue humano, secreções corporais, materiais pérfuro-cortantes contaminados e outros.

Os acidentes com material contaminado pode acarretar doenças como a Hepatite B (transmitida pelo vírus HBV), Hepatite C (transmitida pelo vírus HCV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - Aids (transmitida pelo vírus HIV). Acidentes ocasionados por picada de agulhas são responsáveis por até 90% das transmissões de doenças infecciosas entre trabalhadores de saúde. Não é necessário se inscrever para participar do treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário