Em Atenção Básica, mesmo sem o PSF, o acesso da
população foi ampliado, assim como os serviços, que foram diversificados, com o
município oferecendo procedimentos que antes só eram disponibilizados na rede
particular de saúde. Você mesmo pode conferir os dados abaixo:
- Consultas Atenção Básica
- Em três anos, foram 4.962.558 consultas básicas (atendimentos em clínica
geral, ginecologia e fisioterapia). Somente em 2011, foram 2.226.817;
- Marcação online de consultas
e exames especiais - Nas 71 UBSs, concentrando uma média de 50 mil
consultas/mês. Além das UBS, são mais 17 pólos de consultas e exames, incluindo
programas especiais, centros de referência e hospitais;
- Coleta de exames
laboratoriais em 50 UBSs – Coleta de material para exame de sangue, fezes e
urina, duas vezes por semana, com resultado em 5 dias úteis, na própria unidade
- média de 9 mil coletas/mês;
- UBSs 12h – 5 Unidades
Básicas de Saúde (IPS, Parque Prazeres, Parque Novo Mundo, Eldorado e Jockey
Club )passaram a atender em regime 12 horas, registrando uma média de 1.200
consultas/mês (na UBSs 10 horas, a média é de 500 consultas/mês).
- PAAQ (Programa de Assistência a Assentamentos e Quilombolas): Atende a 1.300 famílias de 11 comunidades - já realizou mais de 7 mil atendimentos.
- Emergência em Casa - Implantado em 2010, o programa já realizou mais de 42 mil atendimentos.
- Dezembro de 2009 (etapa de teste) - 1.765 atendimentos.
- Em 2010 foram 16.331 atendimentos
- Em 2011 foram 21.788 atendimentos
- Em janeiro deste ano foram mais 2.310
AMPLIAMOS, AINDA, A IMUNIZAÇÃO:
Foto: Gerson Gomes
- Prevenar: Mais de 20 mil
crianças receberam as 3 doses da vacina. A vacinação levou à redução de 40% no
índice de mortalidade infantil pós neonatal (crianças maiores de 28 dias de vida
e menores de 1 ano).
- Vacina contra Hepatite A:
Para crianças de até dois anos de idade - mais de 14 mil doses foram aplicadas e
7 mil crianças imunizadas
- Vacina contra HPV: mais
de 30 mil doses aplicadas (17 mil meninas de 11 a 15 anos receberam a primeira
dose da vacina; mais de 13 mil a segunda dose e 9 mil a terceira
dose)
- Descentralização do Hiperdia
- O programa
passou de 3 para 14 pólos de atendimento. O programa, que também faz busca ativa
de hipertensos e diabéticos, tem mais de 40 mil usuários cadastrados e, nos
últimos três anos, realizou mais de 264 mil atendimentos. O pólo Pé Diabético
atende pacientes com lesões e conta inclusive com cirurgião vascular.
- 54.993 atendimentos em
2009
- 91.769 atendimentos em 2010
- 117.393 atendimentos em 2011
- Terceira Idade
- O programa,
além de disponibilizar atendimento médico, odontológico e fisioterapia, trabalha
a socialização do idoso, com atividades de recreação, sócio-educativas, oficinas
diversas e bailes semanais. Ano passado, foram feitos mais de 200 mil
atendimentos:
Terceira Idade Travessão – 43.931
atendimentos
Terceira Idade Conselheiro Josino
– 24.732 atendimentos
Terceira Idade Farol (Colônia de
Férias) – 5.649 atendimentos
Terceira Idade Centro – 101.950
atendimentos
Centro Dia do Idoso – 42.167
atendimentos
- PAD (Programa de Assistência
Domiciliar) - Equipe multidisciplinar, com
médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de
enfermagem, que trabalham na desospitalização de pacientes portadores de doenças
crônicas, para que eles possam ser cuidados por seus familiares. O PAD atende,
em média, 180 pacientes por mês. Em 2011, o programa realizou 6.234
atendimentos.
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