terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Programa de vigilância em hipertensão e diabetes

Foto: Roberto Joia



Em Campos, dos 4 mil óbitos registrados, em média, anualmente, pelo menos mil estão diretamente relacionados a doenças cardiovasculares. Para mudar esse quadro e reforçar o trabalho de prevenção dessas doenças, a Superintendência de Saúde Coletiva vai desenvolver um programa de Vigilância em Saúde da Hipertensão e Diabetes.

A ação será desenvolvida inicialmente por profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que vão cadastrar hipertensos e diabéticos para visitas domiciliares, com aferição de pressão e acompanhamento do uso de medicamentos pelos usuários, entre outras medidas.

São 92 agentes comunitários que estarão atuando de forma integrada com enfermeiros e técnicos do Programa Municipal de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia). Cadastrados no Hiperdia já contam com acompanhamento integral, desde o acesso a tratamento médico, psicológico e nutricional até o cirúrgico e medicação disponibilizada pela Secretaria de Saúde.

- O objetivo é, a partir do cadastro de pacientes do Hiperdia, conseguirmos mapear outras pessoas que portam essas doenças, para que elas também sejam tratadas e acompanhadas. Essa vigilância é fundamental, porque a hipertensão e o diabetes são doenças que levam a complicações e que, associadas a outras, avançam para comobidades - diz o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário