quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mulheres são mais propensas a sofrer infarto sem dor no peito




As mulheres, especialmente as jovens, são mais propensas que os homens a sofrerem um infarto sem apresentarem os sintomas de dor no peito ou mal-estar. As mulheres também apresentam uma maior probabilidade de morrer por insuficiência cardíaca que os homens da mesma idade. É o que indica estudo realizado na Watson Clinic, em Lakeland, na Flórida, e publicado na revista da Associação Médica Americana.

Segundo os autores, as mulheres abaixo de 55 anos parecem apresentar sintomas atípicos em caso de ataque cardíaco. É possível que nem saibam que estão sofrendo um infarto, afirma John Canto, que participou do estudo. Na pesquisa, 42% das mulheres menores de 55 anos disseram não ter sentido dores no peito; enquanto que nos pacientes homens este índice foi 30%. Aproximadamente, 14% das mulheres morreram; e 10% dos homens.

Canto destacou que os resultados são preliminares. Mesmo assim, ele contesta a noção de que mal-estar e dor no peito são sintomas comuns a todos os pacientes no caso de ataques cardíacos. E os pacientes sem dor costumam buscar ajuda mais tarde, são tratados menos agressivamente e têm uma taxa de mortalidade quase o dobro dos indivíduos que manifestam os sintomas típicos de infarto.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário