terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Atendimento em dia nas UBSs da rede municipal de Saúde





Fotos da UBS Santa Helena


Como tenho feito diariamente, visitei mais algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta terça-feira (28) para fiscalizar o atendimento à nossa população. Hoje foi a fez das UBSs Santa Helena, Combem, Felix Miranda e Parque Lebret. Só ouvi elogios e agradecimentos daqueles que agora têm a garantia do atendimento de qualidade. Pessoas como a aposentada Marizete da Silva, 68 anos (na foto abaixo, sentada), que aguardava para receber atendimento ginecológico na UBS Combem e afirmou: "Aqui está tudo muito organizadinho".


Com a  administradora da UBS Combem, Maria José, e dona Marizete


Nessas andanças, venho checando a oferta de consultas, exames e medicamentos, além de outros serviços como vacinação, e, com frequencia, ouço os usuários da nossa rede dizerem que estão satisfeitos. Isso prova que estamos cumprindo as metas da Secretaria de Saúde, que são as metas inseridas no programa de governo da Prefeita Rosinha Garotinho. Os pacientes nos dão sugestões e colaboram para continuarmos construindo uma saúde cada dia melhor e que contemple a todos.

Essa é a oportunidade que tenho, também, de elucidar problemas que surgem no decorrer do processo, como em qualquer lugar do país, e de tirar dúvidas de pessoas como a gestante Verônica Borges (foto abaixo), 31 anos, que está esperando o segundo filho. Ela me questionou sobre parto cesariano e parto normal e tivemos uma boa conversa sobre o assunto. Esse é o atendimento que espero de todos os profissionais que atuam na área da saúde: um atendimento humanizado, que rejeite qualquer indiferença.


Com Verônica Borges (UBS Combem)


Já na UBS Félix Miranda, encontrei 2 dos 6 agentes comunitários do Programa de Agentes Comunitários que atuam naquela área. Eles já mapearam toda essa região, cadastrando os pacientes portadores de hipertensão e diabetes, e já estão levando os medicamentos necessários (desde dezembro) em suas residências, oferecendo comodidade e respeito. Cada agente, já cadastrou cerca de 150 famílias do Parque Lebret.




UBS Parque Lebret


Na UBS Felix Miranda, encontrei o paciente Walmir Ribeiro, que agradeceu pelo bom atendimento recebido, quando precisou retirar um pequeno cisto da orelha. Encontrei a usuária Maria Aparecida Rodrigues, de 45 anos, que garantiu: "sempre sou muito bem atendida aqui". Ela tem problemas de má circulação e se queixava de dor de cabeça. Neste caso, acompanhei o caso dela de perto, para oferecer os encaminhamentos necessários aos especialistas em questão.



Dona Maria Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário