segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Portadores de tuberculose contam com atendimento gratuito



Os portadores de tuberculose de Campos contam com o Programa de Controle da Tuberculose. O atendimento é feito no Centro de Referência Augusto Guimarães (ao lado do Hospital Geral de Guarus), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Causada pela bactéria Bacilo de Koch, a tuberculose apresenta os seguintes sintomas clássicos: tosse, febre à tarde, sudorese noturna, falta de ar e, eventualmente, escarros sanguíneos e perda de peso.

A unidade presta os serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento, com o objetivo de controlar a doença no município. O tratamento dura, em média, seis meses e é gratuito. Por dia, são atendidos cerca de 40 novos pacientes – geralmente aqueles considerados sintomáticos respiratórios, isto é, que apresentam tosse com expectoração há mais de três semanas.
 
Os exames fundamentais para o diagnostico são: baciloscopia de escarro (de preferência o matinal, acumulado na árvore respiratória durante a noite) e a radiografia de tórax. A tuberculose tem cura em praticamente 100% dos casos e a resistência ao tratamento padronizado no Brasil não atinge 2%, sendo que o fundamental é o compromisso do paciente ao tratamento.
 
A unidade é referência no Norte e Noroeste Fluminense para cultura do bacilo. Essa cultura é realizada de maneira pioneira na identificação dos germes resistentes ao tratamento
 
 

BENEFÍCIOS - Os pacientes consultados têm direito a um lanche. Os que estão em tratamento recebem vale-transporte. Distribuímos de 30 a 40 cestas básicas por mês e também dispomos de ambulância para buscar em casa, os pacientes que não têm condições de se locomover.

O local é dotado de salas equipadas com filtros absolutos (Hepa), atendendo orientações de biossegurança preconizados pela Anvisa. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar. Os familiares dos pacientes também são examinados. Os medicamentos são gratuitos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário