Por falta de associações científicas ou de publicações médicas, era na imprensa diária que se agitava a discussão do assunto que dentro em pouco atraía novos contendores à arena dos debates. Por iniciativa do Dr. Francisco Portela foi realizada uma reunião de médicos desta cidade a fim de estudar “o aparecimento do beri-beri neste município, com relação às suas causas, natureza e tratamento.”
Para instalar este inquérito científico, em que se devia ouvir e estudar o depoimento de todos os interessados na questão, reuniram-se, em 18 de junho de 1878, vários médicos e farmacêuticos. A assembléia presidida pelo Dr. Almeida Barbosa, decano dos médicos presentes, aprovou por unanimidade uma proposta do Dr. Lourenço Maria de Almeida Batista (mais tarde Barão de Miracema) para criação de uma associação médicofarmacêutica, que deveria compreender não só a missão científica como a beneficente.
Fundada na data acima (18 de junho de 1878) necessitou a “Sociedade Médico Farmacêutica e Beneficente de Campos” de mais 8 meses para sua organização definitiva.
Confira a matéria completa do Site Ururau aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário