sábado, 7 de janeiro de 2012

Evite a transmissão de doenças após enchentes

Foto: Check

Acompanhe aqui algumas dicas que podem evitar a transmissão de doenças após as enchentes. A água da chuva misturada ao lixo e ao esgoto pode carregar vírus e bactérias que causam leptospirose, hepatite A e doenças diarréicas agudas. Além de evitar contato com a água suja, é preciso estar atento às frutas, legumes e verduras, que podem estar contaminados. Os cuidados devem continuar por no mínimo 30 dias após as chuvas.

Proteja sua saúde com as recomendações abaixo:

- A doença mais perigosa é a leptospirose, transmitida pela urina de ratos. Ela é causada por uma bactéria e pode causar febre, dor de cabeça e dor no corpo, principalmente nas panturrilhas. Se diagnosticada tardiamente, pode matar. Para evitar a contaminação, não entre em contato com água de enchente, mantenha os alimentos em recipientes resistentes e bem fechados, evite acumular lixo e não deixe sobras de ração de animais nos pratos. Se a água de chuva tiver entrado em casa, faça uma limpeza minuciosa com produtos contendo cloro ou água sanitária.


- Na hora de beber água, fique apenas com a fervida ou a tratada com hipoclorito de sódio a 2,5%. Use 2 gotas para cada litro de água e deixe a mistura descansar por 15 minutos.

- Atenção redobrada aos animais peçonhentos. Aranhas, escorpiões e serpentes costumam aparecer depois de enchentes. Para prevenir picadas, bata colchões, roupas e sapatos e não coloque as mãos em buracos ou frestas.

- A contaminação dos alimentos acontece pela água infectada. Por isso, escolha muito bem o que vai comer. Qualquer alimento que tenha tido contato direto com a água das inundações deve ser descartado.


- Cuidado com a caixa d'água. Ela deve ser esvaziada e desinfetada. Limpe bem o seu interior usando panos, esponjas e escovas, mas sem utilizar sabão, detergente, ou outros produtos de limpeza. Feito isso, deve-se deixar a água entrar, adicionar hipoclorito de sódio (um litro para cada mil litros de água) ou água sanitária e deixar agir por duas horas. Atenção: essa água com hipoclorito de sódio não deve ser ingerida! Por fim, é só esvaziar e encher a caixa novamente.

- Os produtos industrializados que estiverem em embalagens resistentes, intactas e lacradas - e que não sejam de plástico, papelão ou papel - devem ser higienizados também com hipoclorito de sódio (duas colheres diluídas em um litro de água).

- O vinagre não deve ser usado nessas situações, já que mata apenas algumas bactérias. Ela recomenda lavar todas as frutas e legumes primeiro com água e sabão e depois colocá-las de molho na mistura com hipoclorito de sódio.


- Além da leptospirose, alimentos contaminados podem transmitir hepatite A, salmonella, estafilococos e estreptococos, que podem causar febre, diarreia, dores de cabeça e intoxicação alimentar.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário