quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Campos será referência regional na análise da qualidade da água



A Fundação Municipal de Saúde (FMS), a Secretaria Municipal de Saúde e o governo do Estado fecharam parceria para fazer de Campos referência no atendimento e avaliação da qualidade da água no Norte Fluminense. Nesta quarta-feira (18), o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, recebeu a coordenadora do Laboratório Central do Estado (Lacenn), Rosane Marinelli. Ela conheceu a infraestrutura do laboratório do Hospital Geral de Guarus (HGG).

Atualmente o laboratório que faz este tipo de avaliação funciona no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas o serviço será transferido para o HGG, possivelmente ainda este mês. O Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental relacionado à qualidade da água para consumo humano é do Ministério da Saúde. Com a parceria, o laboratório do HGG receberá sete novos equipamentos e recursos federais e estaduais.

- É um investimento federal justamente para análise da qualidade da água. É muito importante principalmente para a saúde da população – destacou o superintendente de Saúde Coletiva. O laboratório de Vigilância Sanitária que hoje funciona no CCZ e será transferido para o HGG poderá realizar a análise da qualidade da água em Lagoas, caso esteja fora da competência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário