segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Além das 64 salas de vacinas, Campos tem Polo de Vacinação para Viajantes




Além das 64 salas fixas de vacinação espalhados pela cidade, Campos também conta, desde o mês passado, com o Polo de Atendimento e Vacinação para Viajantes (PAVVS). É o sexto desse tipo no Brasil. Por isso, quem vai viajar, também pode buscar orientações sobre quais vacinas deve tomar para não colocar a saúde em risco. A unidade funciona na sede do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST), na Rua Siqueira Campos, ao lado do Automóvel Clube.

O polo foi criado tendo em vista o aumento do fluxo de trabalhadores de outros municípios e até países, previsto para os próximos anos em função de grandes empreendimentos como o Porto do Açu e o Complexo Farol-Barra do Furado. Com isso, antecipamos as ações de controle epidemiológico para a proteção da população de Campos e região.

A diretora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Cries), do Hospital Municipal Rocha Maria, do Rio de Janeiro, Tânia Petráglia, elogia a iniciativa: “Em termos de Saúde Pública, Campos está na vanguarda das ações, sempre a um passo a frente. O município vai receber muita gente de fora e o PAVVS é fundamental não só para a vacinação, mas para a orientação dos viajantes sobre os perigos das viagens, dos riscos de transmissão de doenças, como meningites. Essa vigilância é imprescindível para a saúde dos viajantes e da população”, destacou.


Campos vai passar a receber um número alto de trabalhadores de outras regiões, estados e países e é importante que tenhamos o cuidado de fazer a vigilância da doença que esses trabalhadores, viajantes, possam trazer para cá ou levar daqui, fazendo um acompanhamento para evitar epidemias de doenças que são transmitidas por viagens. O PAVVS conta com médicos infectologistas e outros profissionais para atendimento à população flutuante. Estamos buscando o controle de várias doenças infecciosas introduzidas por viagens, como meningites, sarampo, febre tifóide e cólera, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário