segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Vigilância Sanitária em ação especial de Natal

 A Vigilância Sanitária Municipal está realizando a Ação Especial de Natal para fiscalizar o comércio de alimentos natalinos. O serviço que acontece todo ano, com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos típicos vendidos durante o período de festas de fim de ano, como panetones, chocolates, vinhos, frutas naturais e cristalizadas, nozes, castanhas, bacalhau, pernil e cestas natalinas.

De acordo com o diretor da Vigilãncia Sanitária (VISA), Dr. Wladir Rodrigues Simões, é justamente no período das festas de fim de ano que aumenta o consumo e, conseqüentemente, a oferta de produtos irregulares, sem a garantia de inspeção federal, estadual ou municipal.




Os alimentos clandestinos têm grandes chances de estarem contaminados, segundo Dr. Waldir. A carne clandestina pode transmitir doenças como a tuberculose, a cisticercose (teníase), a febre aftosa e a infecção pela bactéria.

Outro problema apontado por Dr. Waldir no período de fim de ano “são os surtos de toxi-infecção alimentar pós-festas”. O problema decorre da conservação inadequada dos produtos que sobram, após as comemorações de Natal e Ano Novo. A má conservação ocasiona a contaminação dos alimentos, a proliferação de bactérias e a toxi-infecção caracterizada por diarréia, vômito, dor de cabeça e febre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário