terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SUS começa a oferecer tratamento preventivo para hemofílicos

A partir deste mês, o Sistema Único de Saúde (SUS) garantirá tratamento preventivo para crianças com hemofilia grave dos tipos A e B. A profilaxia prevê o recebimento, para uso domiciliar, de medicamento (hemoderivado) para a reposição do fator de coagulação VIII (no caso do tipo A) ou IX (no tipo B) no organismo, um procedimento indicado para pequenos com até 3 anos que tenham sofrido até uma ocorrência de sangramento ou hemorragia da articulação (hemartrose).

O objetivo é diminuir a possibilidade de sangramentos e prevenir lesões nas articulações (artropatias), melhorando a qualidade de vida dos hemofílicos. "Prevenindo as consequências da hemofilia desde cedo, os pacientes usam menos medicamentos e passam por menos interferências hospitalares", destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O tratamento preventivo é respaldado por protocolo discutido desde 2006 pelo Comitê Nacional de Coagulopatias, coordenado pelo Ministério da Saúde, e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ter acesso a ele, os pacientes precisam estar cadastrados num dos 35 Centros de Tratamento de Hemofilia (CTH). A participação está condicionada à avaliação clínica, social e psicológica e também à assinatura de termo de consentimento, pelo qual o paciente, ou seu responsável, se responsabiliza por realizar o tratamento em casa.

Atualmente, 15 mil portadores da doença são assistidos pela rede pública de saúde. Deste total, 10.464 mil são cadastrados como hemofílicos A e B. Para garantir a profilaxia primária até o primeiro trimestre de 2013, o investimento é de R$ 522 milhões.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário