quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mutirão contra dengue em Farol dia 04/01



O  diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Sales, participou do programa Folha no Ar, hoje, e lembrou que no próximo dia 4 acontecerá, em Farol de São Thomé, um grande mutirão contra a dengue. A preocupação é que a praia possa receber algum turista vindo de cidades onde já tenha a constatação do novo tipo de vírus (o 4) como, por exemplo, Niterói e Rio de Janeiro.

Apesar da redução do número de casos em Campos, César ressaltou que o risco de epidemia no verão é grande, mas que a maior preocupação é com os meses de maio e abril. “Acredito que em janeiro deve seguir a redução de casos e também haverá uma queda no índice de infestação do mosquito, que hoje está em 1,8%. Neste momento, estamos empenhados em combater principalmente os alados, que são os mosquitos na fase adulta. Se uma pessoa for picada e estiver com o vírus 4 e o mesmo mosquito picar outras pessoas, temos grande probabilidade de termos uma epidemia, já que esse vírus ainda não circula na cidade”, destacou.

Segundo Sales, cerca de 500 pessoas, sendo 400 agentes do CCZ, vão aturar na praia campista durante o mutirão, que envolve sete secretarias municipais. “Vamos aproveitar para visitar as casas que ficam fechadas durante a baixa temporada. As pendências no local chegam a 50%. O trabalho no Farol já começou antes do Natal com a circulação de um carro fumacê e dois motofogs. A gente pede para quem já está na praia abrir a casa para quando o fumacê passar, pois assim facilita o combate não só do Aedes Aegypti, mas também do mosquito comum. O serviço está sendo feito entre as 18h e as 22h”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário