quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cabo Frio com surto de meningite. Crianças de Campos estão protegidas



Um surto de meningite em Cabo Frio, na Região dos Lagos, levou a Prefeitura daquela cidade a ter que preparar uma estratégia de vacinação contra a doença às pressas. Em Campos, montamos, a partir de 2009, uma estratégia de vacinação diferenciada que ampliou o Programa Municipal de Imunização, gerando uma rede de proteção para a criança contra diversas doenças.

Dados do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde apontam que vacinas como a pneumocócica 13 valente (prevenar), antigripal, contra H1N1 e a vacina meningocócica C conjugada, alteraram o perfil epidemiológico das meningites em Campos.  
Houve redução de cerca de 50% de todos os tipos de meningite - entre virais e bacterianas - em 2010, em relação a 2009, quando houve 43 casos da doença. Já no ano passado, o município registrou 23 casos, sendo a maior parte do tipo meningocócica. No entanto, deste total, nenhum caso foi confirmado em crianças menores de 1 ano, graças à implantação das vacinas, oferecidas gratuitamente na rede municipal de saúde.
Além disso, nenhum cidadão campista, de qualquer idade, foi acometido pela meningite do tipo pneumocócica em 2010. Em 2009 e 2010 não houve casos de meningite pneumocócica em menores de 10 anos. Isso se deve aos resultados produzidos pela imunidade de rebanho, em que a cada criança imunizada com a Prevenar, dois outros indivíduos deixam de adquirir a bactéria que provoca a doença na nasofaringe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário