sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Anvisa vai cancelar registro de silicone de empresa francesa



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira que vai cancelar o registro das próteses mamárias PIP (Poly Implants Protheses), produzidas por uma empresas francesa de mesmo nome, e recolher as que ainda estão sob a guarda do importador brasileiro. A agência diz que baseou sua decisão nos resultados de testes divulgados pela autoridade sanitária da França, indicando que foi utilizado um tipo de silicone diferente do autorizado para a fabricação de próteses.

Embora tenham sido registrados na França casos de câncer em mulheres com implantes mamários fabricados pela PIP, testes laboratoriais descartaram risco de toxidade e câncer. Mas a ruptura pode causar contratura, assimetria de mama e dor no seio. A empresa foi acusada de usar em seus modelos silicone de grau industrial, normalmente encontrado em computadores e utensílios de cozinha.

Segundo a Anvisa, as próteses já estavam suspensas no Brasil desde abril de 2010. A agência informou também que o país importou 34.631 unidades, das quais 24.534 foram comercializadas. O restante será recolhido. A Anvisa voltou a orientar as mulheres que colocaram a prótese para procurar o médico e fazer uma avaliação e acompanhamento do caso. Na última semana, a agência divulgou normas orientando médicos, pacientes e profissionais de saúde sobre as próteses PIP. Além da recomendação de as mulheres procurarem seus médicos, os cirurgiões deveriam contactar pacientes que tenham feito este implante, de acordo com o informe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário