segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Abuso de energéticos podem causar convulsões e acidentes vasculares cerebrais

Bebidas energéticas altamente cafeinadas tornaram-se parte integrante da cultura frenética e workaholic dos jovens hoje e quase três quartos deles dizem que bebem regularmente. Marcas populares como Red Bull têm uma dose de cafeína equivalente a uma xícara de café em cada frasco, enquanto seus concorrentes mais potentes, como Relentless Monster _ comercializados para os fanáticos de esportes radicais _ podem conter até duas vezes esta quantidade em lata de cerca de 160mg.

_ Embora estas bebidas possam ter começado como auxiliares ao exercício físico, elas servem cada vez mais para atender a necessidade de estilo de vida mais holístico, especialmente para os que estão na faixa entre16 anos e 34 anos _ avaliou Jonny Forsyth, analista sênior da Mintel bebidas, em entrevista ao jornal The Independent.

Um número crescente de bebidas energéticas mais potentes surgiu no mercado, causando surpresa e em seguida apreensão entre os médicos. Este ano, os médicos da revista americana “Pediatrics” publicaram um artigo alertando que alguns energéticos poderiam causar "convulsões e até acidentes vasculares cerebrais" em jovens que as consumiam em excesso. E pesquisadores da Universidade de Vermont disseram que os viciados em bebidas energéticas podem ser mais suscetíveis à dependência de drogas.

Nos EUA, a Food Standards Agency alerta que as bebidas altamente cafeínadas, também podem conter estimulantes como glucuronolactone, taurina, e ervas, e que por isto crianças deveriam consumi-las “com moderação". A agência também alertou que estas bebidas devem ser evitadas por mulheres grávidas. O alerta surgiu por conta do impressionante aumento no consumo diário de energizantes no mundo inteiro. Estima-se que hoje quatro bilhões de latas de energizantes são agora consumidas anualmente em todo o mundo.

Fonte:  Jornal The Independent

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário