segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Município do Ceará tem confirmado surto de gripe suína

A cidade de Pedra Branca, no Sertão do Ceará, está preocupada com um surto da gripe suína - Influenza A (H1N1). A cada hora aparece, em média, dois casos suspeitos na cidade. Onze já foram confirmados pela Secretaria de Saúde cearense e há 232 notificados. Os casos vieram à tona depois que um professor da escola profissionalizante, com sintomas fortes da doença, foi à Fortaleza se tratar e lá recebeu o diagnóstico da gripe suína. Ele teve contato com um paciente infectado pelo vírus em São Paulo.



 
Há 2 anos, Campos foi a primeira cidade do país a indicar o afastamento das gestantes do ambiente de trabalho. Isso, com toda certeza, diminuiu o número de pessoas acometidas pela doença e o número de óbitos. Depois, outras cidades tomaram a mesma medida implantada aqui pela Prefeita Rosinha Garotinho. É preciso lembrar que os hábitos para prevenir a doença não devem ser esquecidos: Vacinação anual contra a gripe, especialmente para os idosos; lavar as mãos várias vezes ao dia; evitar multidões durante a época da gripe; comer e dormir bem; exercícios físicos e purificar as mãos com álcool gel.

A Influenza A é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Tem dúvidas sobre a Gripe A? Leia aqui perguntas e respostas sobre o assunto. Profissionais da Saúde também podem adquirir aqui Protocolo para Enfrentamento de Influenza, informes técnicos, guias de bolso e Ficha para notificação de influenza (PDF). Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário