quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hiperdia realiza ações contra o diabetes nesta sexta no Calçadão

O Programa de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia), da Secretaria de Saúde de Campos, encerra a Semana de Prevenção ao Diabetes nesta sexta-feira (18), com diversas ações no Calçadão, no Centro, das 10h às 16h. Será feita a busca ativa de portadores da doença, com o teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, e também com profissionais, como nutricionistas, repassando orientações sobre alimentação e hábitos que garantam uma vida mais saudável aos diabéticos.

Em Campos, o Hiperdia funciona em 10 pólos, com tratamento especializado aos pacientes. “Fazemos o acompanhamento desses pacientes, cuidando para que a doença não seja agravada e provoque outras complicações. Atualmente, atendemos uma média de 40 mil portadores de diabetes”, conta a coordenadora do programa, Maria Fernanda Gomes.

Os pólos funcionam com equipe multidisciplinar. Um dos núcleos do Hiperdia é o Pé Diabético, onde pacientes com lesão têm atendimento com endocrinologista, ortopedista, clínico geral, nutricionista, podólogo, assistente social, enfermeiros, técnicos em enfermagem e cirurgião vascular.

- Na maioria das vezes, as pessoas descobrem que têm diabetes quando surgem complicações, como insuficiência renal, problemas de visão, perda da sensibilidade nos pés. O diagnóstico precoce é importante para que o portador possa ser medicado, mude hábitos alimentares, seja, enfim, tratado de forma a não deixar que a doença avance para uma comorbidade - concluiu a coordenadora.

Pólos do Hiperdia: Centro Dia, Fazendinha, Hospital São José, Clubes da Terceira Idade do Centro, de Conselheiro Josino e de Travessão; Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético; UBS Alair Ferreira (Parque Vicente Dias), UBS Jamil Abdu (Pecuária), UBS do Parque Santa Helena, UBS da Penha; UBS do Turfe Clube, UBS do Servidor e UBS de Baixa Grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário