sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Hiperdia garante ajuda, orientação e tratamento para os diabéticos

Em Campos, a Prefeitura cuida dos portadores de diabetes através do Programa de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia). Os serviços do Hiperdia, até 2008, eram oferecidos em apenas três pólos, atualmente funcionam em 14, distribuídos pela cidade, e visam alertar à população sobre os riscos das doenças, que acometem em torno de 55 mil diabéticos e 80 mil hipertensos no município.

As ações itinerantes do programa acontecem também em ações extramuros, onde não há pólos fixos. Somente essas ações extramuros contabilizaram quase 20 mil pessoas beneficiadas de janeiro a junho deste ano. Nestes eventos, a população tem à disposição serviços como médico especializado, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, cadastramento de pacientes, orientação e prevenção quanto à hipertensão e diabetes.


 Em 2009, o programa contabilizou 1.400 atendimentos no mês de janeiro, chegando a 3.456 em setembro, fechando o ano com balanço de 32.336 no total. No ano seguinte, em 2010, o número saltou para 3.472 em janeiro, totalizando 51,173 mil no final dos 12 meses. Até o mês de junho deste ano, o Hiperdia já soma 26.405 mil atendimentos realizados nos seus pólos, além das ações extramuros, realizadas ao longo do ano.

Da equipe, fazem parte médicos, técnicos em enfermagem e enfermeiras, nutricionista, assistente social e outros. São entre 12 e 15 profissionais ligados a área da saúde em cada ação extramuros. O atendimento itinerante é realizado, sempre às terças-feiras, no período da tarde, em diferentes pontos da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário