quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dengue: CCZ alerta sobre focos do mosquito em casas



A Campanha “Dengue Mata”, da Prefeitura, que busca conseguir a participação de toda a sociedade no combate ao Aedes Aegypti, informando a população, os cuidados necessários para evitar a doença e até mortes, obteve importantes adesões na noite desta quarta-feira (9), durante reunião no auditório da Faculdade de Medicina de Campos. A preocupação se dá devido à previsão de uma grande epidemia no próximo verão, em todo o Estado do Rio.

Nas explanações feitas pelo subsecretário de Saúde, Geraldo Venâncio; o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kuri; o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Salles; e o diretor do Centro de Referência da Dengue, Luiz José de Souza, os participantes puderam conhecer o quadro atual da dengue no município.

- Em 25% das casas visitadas há mais de um foco do mosquito da dengue. Alguns materiais, como pneus, são considerados depósito de reprodução fora do domicílio. O índice de depósito domiciliar é de 71,8%. Mas, se considerarmos que este tipo de material é encontrado dentro dos quintais, teríamos um índice do número de depósito de reprodução intradomiciliar de 90,3% - informa Salles.

O agente visita uma casa hoje e volta dentro de um mês e meio, informa o diretor do CCZ. “Se o responsável pela casa não der continuidade a esta vigilância, o mosquito vai depositar a larva, que dura até 450 dias. Aí, se chover, o mosquito sai do ovo e vai proliferar. Se uma casa, no meio de um quarteirão, tiver um foco, dissemina para vários quarteirões, porque o mosquito da dengue tem um alcance de 300 metros de vôo. Se a população não contribuir, não há como evitar um grande mal”, alerta o diretor do CCZ.


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Um comentário:

  1. Parabéns! Foi lançado o pedido. A população tem que se unir a essa equipe que esta com toda força para combater esse mosquitinho. Vamos lá! Todos juntos! DENGUE MATA. Me coloco a disposição. Rozinete UBS Novo Mundo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário