terça-feira, 18 de outubro de 2011

Curso de boas práticas para serviços de alimentação

O Departamento de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária realizou, na mahã de hoje, palestra de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. A palestra foi ministrada pelo biólogo Julio Carlos da Silva Junior. O objetivo é atender a resolução RDC 206/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O palestrante falou sobre o desenvolvimento de competências relativas à  manipulação de produtos de alimentação, conhecimentos sobre as medidas e as condições higiênico-sanitárias indispensáveis para o consumo de alimentos seguros e com qualidade.


Também foram repassadas noções de Legislação, Código Sanitário, Portarias de Boas Práticas de Fabricação, Segurança no Trabalho,  equipamentos de proteção individual e coletiva, Prevenção da contaminação cruzada, instalações, higiene pessoal, equipamentos e utensílios, limpeza e sanificação, manipulação, controle de água e procedimento operacional padrão.


Vale ressaltar que a adoção de medidas de higiene na alimentação não é de responsabilidade apenas daqueles que trabalham diretamente com o alimento, mas um trabalho em equipe que depende de todos, até mesmo daqueles que só vão ao refeitório para realizar suas refeições. E como todo trabalho em equipe precisa de comprometimento e responsabilidade de todas as partes, para que, no final, alcance a eficácia necessária.

ATENÇÃO: A Coordenadora do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da VISA, Vívian Lanunce Paes Fiuza, lembra que as inscrições para o curso de manipulação de alimentos são gratuitas. O curso acontece ás 3as e 5as feiras, na sede da VISA, na Rua Silvio Fontoura, nº 81- Parque João Maria. Tel:. (22) 2725-0475 Ramal 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário