A Saúde de Campos está se tornando referência nacional utilizando recursos dos royalties do petróleo. A prefeita Rosinha Garotinho foi pioneira no Brasil a oferecer, gratuitamente, vacina Prevenar para crianças de até um ano de vida. A vacina contribuiu para a redução em 40% da mortalidade infantil no município e, desde sua adoção, não houve nenhum caso de criança com meningite pneumocócica.
A prefeitura também oferece gratuitamente a vacina HPV para meninas de 11 a 15 anos de idade como forma de prevenir o câncer de colo do útero e disponibiliza a vacina contra Hepatite A para crianças menores de dois anos de vida, com o programa de imunização e de prevenção da prefeitura sendo elogiado pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e considerado pela Fiocruz como referência em todo o Brasil.
A prefeitura renovou a frota de ambulâncias do município, que hoje conta com novos veículos; recuperou Unidades Básicas de Saúde e implantou o Programa Emergência em Casa, que atende a população em domicílio através do telefone 192, com UTIs móveis e equipes especializadas, tendo realizado mais de 30 mil procedimentos. Só em 2010, mais de R$ 30 milhões de recursos municipais, fora recursos do SUS, foram repassados aos hospitais conveniados.
O novo modelo de gestão informatizou o atendimento nos postos através da internet e eliminou a necessidade das pessoas enfrentarem a madrugada para conseguir fichas. A gestão plena assegura à população 88 pólos de marcação de consultas e 64 pólos para marcação de exames especiais, além de 42 pólos para coletas de materiais para exames laboratoriais.
O Hospital Ferreira Machado é a única unidade de emergência regional em um raio de 100 quilômetros, atendendo à demanda dos municípios do Norte e Noroeste do Estado, no eixo das rodovias federais BR 101 e BR 356, e está recebendo investimentos da ordem de R$ 6 milhões, para construção de novos leitos de UTI, modernização da estrutura e já concluiu a instalação da nova UTI Pediátrica. Com a reforma do Ferreira Machado, a oferta de leitos de UTI em Campos vai aumentar em média 70%.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário